Cultura e tradição unem vereadores para celebrar véspera de São Pedro
Música, cultura e tradição marcaram mais uma noite de Forró Caju 2022, retornando no formato presencial. Na última terça-feira, 28, data em que se comemora a véspera de São Pedro, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinicius Porto (PDT) e os vereadores Professor Bittencourt (PDT), Anderson de Tuca (PDT), Paquito de Todos (Solidariedade), Cícero do Santa Maria (Podemos), Isac (PDT), Sgt. Byron (Republicanos), Soneca (PSD), Ricardo Vasconcelos (Rede) e Binho (PMN) marcaram presença na festa junina.
Em 2017, a Câmara aprovou uma Lei de autoria do então vereador, Iran Barbosa, que declara o Forró Caju como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade de Aracaju. E quem fez questão de ressaltar isso foi Vinicius Porto. “O Forró Caju é uma grande tradição da nossa cidade, mais do que justo a Câmara fazer uma homenagem a essa festa que tanto alegra o nosso povo, atrai turistas e movimenta a nossa economia”, comemorou.
Atento aos fatos históricos, Professor Bittencourt lembrou que participa do Forró Caju desde o seu começo e acompanhou sua evolução até chegar o evento de grandes proporções. “O Forró Caju realmente é patrimônio de Aracaju, é um evento artístico, mas é também, uma reafirmação de história, cultura e identidade. É também, um grande acontecimento econômico, na geração de emprego e renda e estímulo a atividade turística”, disse.
Para Isac, a Câmara ter declarado o Forró Caju como patrimônio imaterial revela um grande significado, pois, o forró faz parte da cultura local e diz muito do jeito de ser da população. “Ser nordestino, sobretudo, é ser forrozeiro”, sintetizou.
Economia
Já Ricardo Vasconcelos, afirmou que pelo Forró Caju por ser uma das maiores festas da cidade, movimenta muito a economia e tem a possibilidade de atrair turistas. “Espero que o Forró Caju volte a ter um grande formato, pois, por causa da pandemia precisou ser readequado. Não podemos nunca perder de vista manter viva nossa tradição junina, como também por ser uma festa que representa nosso povo e é um propulsor de nossa economia”,
No mesmo sentido, Byron revelou que a retomada do Forró Caju de maneira presencial, traz esperança àquelas pessoas que sobrevivem dos eventos. “Fico feliz com essa retomada, que o Forró Caju ganhe força porque muitas pessoas dependem de eventos como esses para sobreviver”, lembrou.
Celebração
Os parlamentares ressaltaram ainda que o Forró Caju tem o poder de unir pessoas de todos os cantos do estado e atrair turistas, celebrando assim, a cultura e tradição junina. Cícero disse que a população aracajuana estava com saudades do Forró Caju. Segundo o parlamentar, esse ano em especial, está sendo uma festa de paz e amor, sem ocorrências e de celebração das pessoas.
Entusiasmado, Paquito de Todos revelou alegria em poder participar da festa. “Após dois anos de pandemia não tem preço poder ver esse povo encantador e animado curtindo essa festa organizada e segura. Além disso, é muito bom ver o resgate da nossa festa sendo animada por artistas da nossa terra e de fora”, finalizou.