Em Live "Parlamento Digital, Binho fala sobre tradição junina

por Viviane Cavalcante — publicado 17/06/2021 10h36, última modificação 17/06/2021 10h36
Em Live "Parlamento Digital, Binho fala sobre tradição junina

Arte: Agência da Câmara

Cultura, tradições juninas e esporte foram os temas mais comentados pelo vereador Binho (PMN) durante a noite desta quarta-feira, 16, no quadro “Parlamento Digital” no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju: @cmaracaju. O bate-papo comandado pelos jornalistas Martha Mendonça e Gabriel Xavier tem como objetivo aproximar a população aracajuana das ações legislativas.

Vereador de primeiro mandato, Binho é formado em Educação Física e um dos fundadores da Quadrilha Rosa Dourada, além de ser um grande entusiasta dos festejos juninos. “Ainda com 15 anos de idade, estudante, tivemos uma ideia de criar uma quadrilha para os festejos juninos da escola e desde então seguimos com a quadrilha”, explicou acrescentando que virou marcador do grupo.

Com relação às mudanças que a pandemia causou no cenário das quadrilhas, Binho lamentou a falta dos festejos juninos e dos tradicionais concursos de quadrilhas. “Para nós, quadrilheiros, não poder dançar é muito difícil porque não estamos próximo do calor humano e do entusiasmo das pessoas, mas tudo isso vai voltar”, falou esperançoso. O parlamentar acrescentou que os quadrilheiros precisaram se reinventar e estão realizando lives e ensaios cada um em sua casa para não deixar a tradição acabar.

De acordo com Binho, as quadrilhas juninas não levam apenas brilho aos festejos juninos na cidade, mas também gera emprego e renda às comunidades envolvidas, aos armarinhos e costureiras. “Infelizmente tem dois anos que não temos mais isso e está tudo parado”, disse.

Ao ser questionado sobre a preparação dos concursos de quadrilhas, Binho revelou que com a Rosa Dourada já participou diversos concursos entre eles o Arrasta Pé e o Levanta Poeira e sempre ficava entre as finalistas. “São muitos meses de preparação para chegar ao resultado final. As quadrilhas começam a ensaiar e se preparar no mês de setembro do ano anterior”, ressaltou.

Mandato

Além de seu engajamento como fomentador de cultura junina, Binho tem uma forte atuação no esporte. Segundo o parlamentar, a cultura e o esporte são ferramentas de inserção de crianças carentes e instrumento transformador de vidas.

Criador do projeto social “Eu e meu Bairro somos um Só”, Binho revelou que mudou a vida de muitas pessoas de comunidade carentes que estavam com depressão, sobrepeso ou alguma outra comorbidade. “Em seis anos, conseguimos reunir diversos profissionais com diferentes especialidades e mudar a realidade local. Hoje, estamos em sete bairros”, comemorou.

Fazendo um balanço dos seis meses de mandato, Binho ressaltou sua experiência positiva no Parlamento. “Eu vim da comunidade para o Parlamento e não o contrário. Eu defendendo causas sociais e aprendendo um pouco todos os dias, eu represento a parcela mais carente da cidade”, disse.

Por fim, o vereador Binho agradeceu a oportunidade de participar da live e apresentar seu trabalho. “Estou sempre nos bairros para saber as demandas da população. Depois de eleito, eu não mudei de academia, nem de cabeleireiro, porque essa é minha realidade, sou assim”, finalizou.