COVID-19: "Edvaldo preferiu ser a vergonha nacional", diz Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2020 15h04, última modificação 13/07/2020 15h04
COVID-19: "Edvaldo preferiu ser a vergonha nacional", diz Cabo Amintas

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta segunda-feira, dia 13, o vereador Cabo Amintas (PSL) foi entrevistado pelos jornalistas Paulo Souza e Rosalvo Nogueira, na Jovem PAN Aracaju. Amintas foi questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade da criação de uma CPI para acompanhar as investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) em relação ao suposto desvio de dinheiro do Hospital de Campanha de Aracaju.

"Exatamente, vamos nos reunir com a equipe jurídica para preparar a documentação e colher as assinaturas dos vereadores que estão a favor da CPI. A Câmara não pode se calar, estamos diante de uma pandemia e não se pode usar o dinheiro público de forma errada. Os vereadores estão em casa, participando apenas de uma sessão on-line por semana, quem sabe essa CPI faça com que os vereadores trabalharem um pouco mais e possam render um pouco mais para a população aracajuana. Na semana passada, o Prefeito disse que a operação Serôdio da PF o pegou de surpresa. Não vejo nenhuma surpresa nessa operação, desde o início já vínhamos denunciando, levamos fotos, vídeos, imagens aéreas para a PF desde o início da montagem do Hospital de Campanha.

Rosalvo Nogueira quis saber como o vereador Cabo Amintas, que faz oposição ao Prefeito, encarou a nota de repúdio contra a operação federal assinada por vereadores que apoiam o Prefeito e consideram exagero da PF fazer essa investigação. "Essa é a nota da vergonha para o estado de Sergipe. Alguns vereadores são apenas 'lagartixas' que balançam a cabeça para tudo que o Prefeito faz. Nem esperaram o resultado das investigações e já foram dizendo que o Prefeito Edvaldo Nogueira é o homem mais honesto do mundo, que Téo Santana é o empresário mais honesto do mundo. Acho que esses deveriam ser mais inteligentes, pelo menos disfarçar, tem uns que são mais espertos e não assinaram a nota. Graças a Deus que os órgãos federais estão atuando e dando o recado para quem agir de forma errada com o dinheiro público. Isso é apenas a ponta do 'iceberg', já soube que vem mais informações sobre essa denúncia", ressaltou.

Paulo Souza pediu para o vereador explicar o que disse em outra entrevista e leu trecho da fala: "Téo Santana avisou que ganhou a licitação antes mesmo de sair o resultado". Como isso aconteceu? Que mágica foi essa?
Cabo Amintas respondeu "Pelo que acompanhei da entrevista dos órgãos federais, o empresário já tinha ciência que ganhou a licitação, 2 dias antes de tudo ser confirmado oficialmente. Existe uma fala de Téo Santana em alguns grupos de WhatsApp sobre o mandato de segurança que seria julgado e favorável a ele. Tudo isso já foi documentado", relatou Amintas.
Ainda sobre a nota de repúdio à operação da PF, Cabo Amintas considera uma falta de respeito as autoridades dizerem que a ação teve um viés político. "Sem sombra de dúvidas, essa nota é uma falta de respeito ao trabalho que os órgãos federais fazem. A PF está fazendo um trabalho sério no Brasil inteiro, só em Aracaju não poderia fazer? Quero deixar claro que não tenho contato com a procuradora federal, doutora Eunice Dantas, mas quero parabenizá-la pelo trabalho e quero solicitar que compartilhe as informações que não estejam em segredo de justiça para que a gente possa ter subsídio para montar a CPI", disse o parlamentar.
Para concluir, Amintas relacionou as mortes por Covid-19 na capital à má gestão do Prefeito. "Não faltou dinheiro para o Prefeito Edvaldo Nogueira combater a Covid-19, por isso ligo diretamente a essa gestão as mortes que estão acontecendo. O Prefeito podia ter investido esse dinheiro em UTIs, mas não, preferiu ser a vergonha nacional que não implantou uma UTI no Hospital de Campanha. Foi fácil demais, levantar uma tenda e colocar uns tablados de paletes. Agora, espero que paguem pelo que fizeram", declarou.