COVID-19: Américo debate com Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe situação do hospital de campanha

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/06/2020 09h18, última modificação 26/06/2020 09h18

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta quarta-feira, 24, o vereador Américo de Deus (PSD) se reuniu, via transmissão virtual, com a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Shirley Morales, além de seus assessores jurídico e de imprensa, para debaterem a situação do hospital de campanha criado para receber pacientes com casos de Covid-19 no município. O hospital de campanha, construído recentemente pela Prefeitura Municipal de Aracaju, passou a funcionar no mês de maio com capacidade de 152 leitos.

Em relação à estrutura, logística e atendimento o vereador Américo de Deus tratou sobre as principais problemáticas existentes desde sua inauguração. “Recebemos o convite da presidente do Seese, Shirley Morales, que confiando em nosso mandato e toda atuação nossa com proposituras no combate à Covid-19, nos relatou problemáticas existentes no hospital de campanha recém inaugurado. Prontamente atendemos o convite e tivemos da enfermeira muitas informações preocupantes quanto à falta de profissionais de medicina habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19; o não remanejamento de pacientes de outros hospitais para o de campanha, ou seja, com baixo atendimento de casos de Covid-19, superlotando outras unidades que não foram equipadas para tal”, esclareceu o vereador Américo.

Segundo a presidente do Seese, houve um repasse de recurso público e uma parte dele foi utilizado para propaganda, o que neste contexto de pandemia não caberia, uma vez que há profissionais trabalhando sem realizar testes para confirmação de Covid. “Segundo a presidente existe uma dificuldade da prefeitura em responder alguns questionamentos feitos pela entidade. As informações que nos foram repassadas já estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Federal, Polícia Federal e Conselho Regional de Enfermagem. Nosso compromisso com o povo nos leva a estudar o caso e tomar providências na medida do que é possível para um parlamentar. Não podemos deixar que o Samu tenha que realizar procedimentos que seriam de dever de profissionais dos hospitais de campanha ou ver superlotar o Fernando Franco, proliferando a contaminação da Covid. Precisamos chamar o feito a ordem. Vamos atuar junto às entidades representativas, que estão fiscalizando diariamente esta situação, e faremos também diligências”, adiantou o parlamentar.