Corpo de Ângela Melo é velado na CMA

por Wellington Amarante, Agência Câmara Aracaju — publicado 06/10/2023 15h45, última modificação 06/10/2023 15h46
Diversas autoridades compareceram à cerimônia
Corpo de Ângela Melo é velado na CMA

Foto: Gilton Rosas

Foi velado na manhã desta sexta-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o corpo da vereadora Ângela Melo (PT), que faleceu nesta madrugada vítima de uma parada cardiorrespiratória. A solenidade contou com a presença de familiares, parlamentares, sindicalistas, professores e amigos.

“É uma grande perda não só do ponto de vista político, mas também pessoal porque criamos uma relação muito próxima nesta legislatura. Ela era uma vereadora muito comprometida com todas as causas sociais, travou nesta Casa os melhores e maiores debates e fazia política com P maiúsculo. Ângela tinha um excelente diálogo com oposição e situação e contribuiu com muitas ações no Parlamento”, destacou o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede).

Outros parlamentares que conviveram com a vereadora durante a atual legislatura também lamentaram a sua morte.

“Estamos consternados com a partida muito precoce de uma grande mulher. Ângela foi sindicalista, juntas criamos o Sintese, empreendemos muitas lutas pelo magistério sergipano e na Câmara fazíamos um par no campo da esquerda, com pautas comuns na defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores, da educação e dos direitos humanos. Ela foi uma mulher que lutou pela democracia e pela liberdade. Vamos sentir muito a sua falta ”, pontuou Sônia Meire (PSOL).

“Ela era muito comprometida com as causas que abraçava, muito firme, mas serena, equilibrada e cheia de ternura mesmo nos embates políticos. É o tipo de pessoa que não encontramos com facilidade e no meio político principalmente. Essa Casa perde uma grande parlamentar”, lamentou o Professor Bittencourt (PDT).

“É com muita tristeza que nos despedimos dessa grande mulher. Uma pessoa extremamente guerreira, com um grande coração, e ao longo desses meus seis mandatos nunca vi uma vereadora com uma personalidade tão forte. Ela era muito amiga e cuidava de todos nós. Que Deus a coloque em um grande lugar e que a família seja confortada nesse momento tão difícil”, destacou Nitinho (PSD).

“Um dia muito difícil para o nosso Parlamento. A professora Ângela era uma pessoa que tinha o carinho de todos nesta Casa e, apesar de termos lados divergentes em muitas questões, sempre mantínhamos o respeito. Nossas discussões ficavam na tribuna e apenas lá. Tive a oportunidade de visitá-la no hospital e lá fizemos uma oração. Essa notícia traz uma tristeza para os nossos corações. A lembrança que fica é a de uma mulher corajosa, batalhadora e muito cuidadosa com todos os colegas. Que Deus console todos os familiares”, afirmou o vereador, Pastor Diego (PP).

Mais homenagens

Diversas autoridades ressaltaram a importância da vereadora para a sociedade.“ O que importa é deixar registrado a importância que ela teve para a educação e para a organização sindical em nosso estado. Ângela deixa um legado, uma história na vida dos sergipanos e de todos aqueles que têm uma causa. Ela é uma grande referência de um tempo de luta, de construção pelo coletivo e isso vai ficar guardado na memória de todos”, ressaltou o senador Rogério Carvalho (PT).

“Tive a honra e o privilégio de passar dois anos nesta Casa ao lado dela, fazendo parte da oposição, e tínhamos uma ligação, que era a defesa dos trabalhadores e dos direitos humanos. A professora Ângela me ajudou muito, já que tinha mais experiência na luta política, me orientando com seu jeito firme, mas recheado de doçura. Sou muito grata por tudo que ela fez por mim”, afirmou a deputada estadual Linda Brasil (PSOL).

O sepultamento da vereadora será realizado a partir das 16h no Cemitério Colina da Saudade.