Cooptaze ocupa Tribuna Livre para pedir apoio a vereadores

por Viviane Cavalcante — publicado 07/11/2017 10h25, última modificação 07/11/2017 13h30
Cooptaze ocupa Tribuna Livre para pedir apoio a vereadores

César de Oliveira

O presidente da Cooptaze, Waliston Leite ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 7, para pedir o apoio dos vereadores quanto a regulamentação total do conhecido “transporte alternativo”. “Só quem tem a ganhar é a população aracajuana”, disse. Waliston agradeceu aos vereadores a oportunidade de estar na Casa Legislativa para apresentar a situação em que a categoria se encontra.

“Peço a compreensão de cada um de vocês e do prefeito Edvaldo Nogueira que olhe com carinho a nossa situação. São mais de 15 milhões de brasileiros passando fome a injustiça é muito grande com quem quer trabalhar”, afirmou pedindo ainda que Edvaldo olhe o lado social da população.

Segundo o presidente da Cooptaze, a categoria é formada por quatro cooperativas e 220 cooperados que acordam cedo para atender a demanda de parte da população aracajuana. Trabalhador só queremos sermos reconhecidos pelo Poder Executivo assim como já somos pelo Poder judiciário. É lamentável que para ser honesto temos que pagar tão caro. Nós só queremos trabalhar. No passado fomos muito marginalizados”, lamentou.

Vereadores - Após as explanações do presidente da Cooptaze, os parlamentares da Casa se manifestaram sobre o assunto. Emília Correa (PEN) apoiou a reinvindicação dos cooperados e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário. “Há uma necessidade de se ampliar o transporte em Aracaju, temos que ter a opção de qual transporte queremos utilizar, mas, precisa ser regulamentado”, disse.

Américo de Deus (Rede) também frisou que a população aumentou e o transporte coletivo não acompanhou esse crescimento. “Se pode na Zona Norte por que não pode na Zona Sul? Será que é para proteger empresas de ônibus? Precisamos regulamentar um serviço já utilizado”, opinou Américo. Atenta ao discurso do presidente da Cooptaze, Kitty Lima (Rede) se solidarizou com a situação e ressaltou que a categoria só quer ser reconhecida.

Os vereadores Zezinho do Bugio (PTB) e Professor Bittencourt (PCdoB) pediram a Waliston que a categoria traga para os vereadores dados consistentes referentes ao transporte alternativo. Bittencourt ressaltou que apoia o movimento da categoria pois, acredita que o transporte alternativo não concorre com os táxis bandeirinha. “São públicos diferentes”, reforçou.

Isac (PCdoB) disse que esse é um tema importante e necessário ser debatido. “Essa Casa tem que compreender o papel fundamental que vocês cumprem todos esses anos. Se o bairro Santa Maria se desenvolveu tem um dedo de vocês”, disse. Para o vereador, dá para organizar a vida de todas as categorias que envolvem o transporte.