Coopertalse feriu o Código Estadual de Proteção Animal, denuncia Kitty

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/05/2018 08h55, última modificação 18/05/2018 12h32
Coopertalse feriu o Código Estadual de Proteção Animal, denuncia Kitty

Foto: César de Oliveira

O transporte irregular de animais pela Cooperativa de Transporte de Sergipe (Coopertalse), nos veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros por todo o estado, foi duramente criticado pela vereadora Kitty Lima (Rede), que expôs na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o caso de uma jovem que viajou de Aracaju para Lagarto com seu cachorro de apenas dois meses e que, apesar de estar devidamente acomodado em uma caixa para transporte de animais, a tutora foi obrigada pela empresa a colocá-lo no compartimento de bagagem do veículo para seguir viagem, medida que fere o Código Estadual de Proteção Animal.

A vereadora explicou que a opção dada à passageira para o transporte do animal vai totalmente contra as recomendações do referido código e expõe o animal a situação de extremo estresse. “Só após ter comprado a passagem foi que a jovem foi informada que não poderia embarcar com o animal no veículo mesmo com ele dentro da caixa de transporte. Ele foi transportado em um ambiente totalmente irregular, escuro, quente e sem qualquer ventilação. Isso é um absurdo, maus-tratos contra animais não é somente feri-lo fisicamente, é também colocá-lo em uma situação sem as mínimas condições de higiene, alimentação e segurança, como aconteceu neste caso”, relatou Kitty, lembrando a responsabilidade legal da empresa a partir do momento que ela se compromete em transportar o animal.

“A empresa precisa garantir que fará isso da forma adequada, o que não foi feito pela Coopertalse. O que eles fizeram contraria o Código Estadual de Proteção Animal que no artigo 15 fala que ‘o transporte de animais é vedado conduzir, por qualquer meio de locomoção, animais colocados de cabeça para baixo, mãos e pés atados, ou qualquer modo que possa produzir sofrimento extremo’. Então, Coopertalse, você infringiu sim o código ao impor à tutora essa forma cruel para o transporte do animal dela. Vocês demonstraram uma falta de sensibilidade tremenda”, afirmou a vereadora indignada com a situação.