Continuei trabalhando arduamente mesmo durante o recesso, diz Kitty no retorno à Câmara
No retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 01, a vereadora Kitty Lima (Rede) utilizou o Grande Expediente para fazer um pequeno resumo de sua atuação parlamentar durante o recesso da Casa.
Aos demais vereadores, Kitty falou sobre o encontro que teve com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Aristóteles Fernandes, para cobrar a realização da segunda etapa do cadastro dos carroceiros e emplacamento das carroças, além da instalação de redutores de velocidade no Parque dos Cajueiros. “Cobrei o porquê da SMTT não estar colocando em prática o cronograma da segunda etapa do cadastro e do emplacamento, que a essa altura já deveriam ter sido feitos. Esse é o primeiro passo para colocarmos em prática o PL do fim gradativo das carroças assim que ele for votado na Câmara, o que deve ocorrer já neste semestre. Aristóteles informou que vai se reunir ainda essa semana com a Emurb, Sema e Semasc para alinhar essa atividade. Outra cobrança que fiz a ele foi a instalação de redutores de velocidade no Parque dos Cajueiros, já que eu tenho recebido inúmeros relatos de gatos atropelados no local devido ao trânsito de veículos em velocidade acima do permitido. Quanto a isso, o superintendente ficou de avaliar com a Emsurb as melhores opções para uma intervenção no trânsito no parque”, explicou.
Durante o mês de julho, Kitty ouviu também a reivindicação de um grupo de seis categorias da Saúde do município que cobram da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a equiparação salarial. Farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, servidores do município desde 2004, vêm pleiteando, sem sucesso, a equiparação salarial com os assistentes sociais há 14 anos. “Eles estão lutando apenas por um direito que deveria estar sendo respeitado. É um pleito legítimo e eu demostrei o meio apoio total a essa questão. Tentarei intermediar da melhor forma possível um diálogo com a prefeitura, apesar da grande dificuldade que eu tenho em conseguir agenda com o prefeito Edvaldo Nogueira e com seu secretariado, e faço questão de expor essa situação aqui na Câmara porque são profissionais de extrema importância para a saúde pública e que precisam ser respeitados”, reforçou a vereadora, que lamentou o tratamento dado pela PMA aos seus servidores.
“É triste ver que a gestão de Edvaldo Nogueira não valoriza seus profissionais. Essa situação é um absurdo. Os servidores são responsáveis por todo funcionamento da engrenagem que é a máquina pública, e a valorização deles é fundamental. Eu entendo isso, a população com certeza também entende, e nada mais justo do que ajudarmos da melhor forma esses profissionais”, completou Kitty.
Equoterapia
A parlamentar lembrou ainda que recebeu em seu gabinete uma comissão composta por profissionais e pais de crianças e adolescentes com autismo que buscaram apoio para a retomada da oferta da equoterapia pela PMA. “Esse é um grupo independente que sabe a importância desse tratamento alternativo no desenvolvimento físico, mental e sensorial desses jovens. Eles estão buscando de todas as formas fazer com que a prefeitura volte a ofertar esse serviço e tomaram conhecimento que essa também tem sido uma luta antiga minha. Venho dialogando desde o ano passado com a vice-prefeita Eliane Aquino para que a equoterapia volte a ser ofertada pelo município. Agora, estamos unindo forças e estruturando uma frente de trabalho para fortalecer esse pleito juntos”, explicou.
Setransp e Sest/Senat
Autora da lei de combate ao abuso sexual contra mulheres no transporte público em Aracaju, Kitty Lima se reuniu com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que apresentaram à vereadora a cartilha que será utilizada no treinamento dos profissionais que trabalham no setor com o objetivo é capacitar motoristas e cobradores de ônibus sobre como proceder em casos de flagrante do abuso e orientação às vítimas da violência sexual. “Eles apresentaram todo o planejamento do curso para esses profissionais que terão um papel importante no combate a violência sexual contra as mulheres nos transporte público de Aracaju, que abrangerá tudo o que envolve esse tipo de crime, a exemplo da diferença o que é de fato o crime de abuso e importunação. Esses serão capacitados para saber como lidar nessas situações, será uma somação de esforços para colocarmos um ponto final a esses abusos criminosos”, pontuou Kitty, que foi elogiada pelas categorias pela iniciativa.
“A lei foi bastante elogiada por eles, que disseram que somos referência no país em relação a iniciativas desta natureza. Os números para denúncia foram colocados nos cartazes que serão afixados nos terminais, ponto de ônibus e dentro dos veículos, e a campanha aos poucos vai sendo colocada em prática. Estou muito feliz com esse resultado e confiantes que toda a população irá contribuir para o combate desses abusos”, comemorou.
Para a vereadora, o recesso da CMA não foi sinônimo de férias e descanso, mas sim de um trabalho ainda mais próximo da população e com órgãos responsáveis pelo bom funcionamento dos serviços públicos básicos. “Tive diversos compromissos profissionais e fiz questão de ouvir as reclamações e demandas da população. Nós vereadores não podemos tirar férias da nossa missão, o povo precisa de nós como agentes fiscalizadores para assegurar que o município está fazendo a sua parte. Continuei trabalhando arduamente mesmo durante o recesso, eu sou assim, não paro por nada. Estou aqui graças aos votos de quem confiou em mim à responsabilidade de defendê-los e representá-los, e assim busco fazer diariamente com ou sem recesso”, pontuou Kitty.