Consciência Negra: vereador Isac aborda o racismo dentro dos parlamentos brasileiros

por Bruna Cury, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 20/11/2019 16h17, última modificação 20/11/2019 16h17

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 20, dia em que se celebra a Consciência Negra, o vereador Isac Silveira (PCdoB) utilizou a Tribuna durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para abordar o tema.

Logo no início do seu discurso, Isac citou a violência do deputado federal Coronel Tadeu (PSL) contra a obra de um artista que estava exposta na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Um parlamentar quebrou o quadro, onde havia a imagem de um policial, tendo ao chão um negro. Ele entendeu de forma estúpida, como aquilo sendo um atentado ao policial, a força repressora. E o que o quadro tentava mostrar é que por muitos anos o poder repressor do estado matou e destruiu várias vidas de negros nesse país e no mundo afora”, disse Isac.

O parlamentar utilizou três vídeos no Plenário. Após a exibição Isac falou sobre a cultura racista. “É incrível como o preconceito racial permeia a mente humana, em todos os cantos do mundo, e não é menor no Brasil e aqui em Sergipe”, disse o vereador que também citou o papel das escolas no tratamento do tema. “Ainda cabe às escolas, a educação, o papel importante para quebrar esses racismo que há entre nós. Não é bom abafar o assunto. Temos que respeitar todos como são e o artigo 5º da Constituição”, frisou.

Ao concluir sua fala, Isac lembrou aos colegas que apresentou um Projeto de Lei em 2017 sobre o Dia da Consciência Negra: “Nós tentamos colocar aqui um PL para que fosse feriado o dia 20 de novembro, mas infelizmente a Constituição Federal proíbe, porque há decisões que não podem ultrapassar cinco feriados municipais. Mas em várias cidades do Brasil hoje é feriado. Que pena que Aracaju não conseguiu encontrar ainda uma brecha para colocar”.