Conhecendo o Parlamento: o acesso à inclusão da comunidade surda
Em alusão ao Setembro Azul, a Escola do Legislativo de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima, convidou na manhã dessa terça-feira, 19, o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (IPAESE) para participar de mais uma edição do projeto Conhecendo o Parlamento.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo Municipal, Vander Costa, esta edição tem o cunho políticas públicas inclusiva, afinal, é no Setembro Azul que são celebradas as conquistas da comunidade surda. “Nosso objetivo nessa edição é trabalhar o contexto das políticas educacionais de inclusão e de democratização do acesso a representatividade política junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, destaca.
Ainda, de acordo com o diretor da unidade escolar, o projeto consiste em duas etapas. “A primeira etapa é de natureza teórica, abordando temas como política, representatividade, cidadania e questões sociais. Para que possamos nos comunicar com os alunos do IPAESE contamos com a ajuda de dois intérpretes da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que enquanto eu ministrava a palestra eles simultaneamente interpretavam em Libras. Ainda durante o primeiro tempo formamos chapas e elegemos o Vereador do Futuro junto com o TRE. E, na segunda etapa, os jovens vivenciaram o dia a dia da CMA, além de conhecerem os vereadores e acompanharem uma Sessão Ordinária”, completa o diretor da Escola do Legislativo Municipal, Vander Costa.
Para a coordenadora pedagógica do IPAESE, Dayse Xavier, o convite foi uma grata surpresa. “Quando o presidente do IPAESE, Raul Silveira, informou a respeito do convite, ficamos felizes com a iniciativa. Isso demonstra a seriedade e comprometimento que a Escola do Legislativo tem com a sociedade. Orientar os nossos alunos e as nossas alunas acerca do trabalho do parlamento, na prática, é sem dúvida de grande importância para que entendam melhor toda a dinâmica do poder legislativo. Partindo dessa iniciativa, temos certeza que nas próximas eleições os nossos estudantes votarão com mais consciência, bem como, levarão todo conhecimento e experiência para seus familiares”, pontua.
Eleito por voto popular, o Vereador do Futuro, José Adelmo Neto, expressa sua satisfação e seu questionamento sobre a melhoria das necessidades da comunidade surda. “Estou muito feliz com essa experiência, afinal, pude citar sobre o que enfrentamos diariamente como surdos e as propostas para amenizar ou sanar essas questões que nos afligem. Ser eleito foi bacana e agora, participar dos bastidores do Poder Legislativo Municipal. E tudo isso só aconteceu por conta do convite da Escola do Legislativo de Aracaju. Agradeço em nome da turma por essa experiência”, explica.
A diretora da Escola do Judiciário do TRE, Lídia Matos, comenta sobre a participação do projeto "Conhecendo o Parlamento" idealizado pela Escola do Legislativo Municipal. “É uma honra está aqui junto com a Escola do Legislativo, afinal, estamos trabalhando sobre consciência política para a comunidade surda. Hoje tivemos uma simulação de uma eleição com a urna eletrônica que é inclusiva, pois há um intérprete na tela, além de Braile para os cegos nas teclas e os fones de ouvido. E, essa atividade promovida pela Escola do Legislativo mostra que a minoria pode e deve participar do processo eleitoral”, finaliza.