Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 23/04/2025 12h26, última modificação 23/04/2025 12h26
Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes

Foto: China Tom

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Neste espaço, os parlamentares têm 5 e 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na 29ª sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, 23.

Pequeno Expediente 

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) abriu o Pequeno Expediente para cobrar o poder público sobre a área conhecida como “Vale do Amanhecer”. A cobrança do vereador foi sobre uma região com muitos buracos e os riscos com a proximidade da época chuvosa.

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) também utilizou o pequeno expediente para realizar dois convites de ações que ocorrerão no conjunto Augusto Franco. A primeira ocorrerá nesta quarta-feira, dia 23, às 19h30, e se refere à posse do conselho de segurança do bairro Farolândia, na praça dos Correios. A segunda solenidade, no domingo, dia 27 de abril, será o “3º Torneio do Tio Paulão”, em homenagem ao aniversário do conjunto Augusto Franco. 

O vereador Miltinho Dantas (PSD) utilizou a tribuna para falar sobre o feminicídio e lamentou casos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul, durante a semana de Páscoa. Além disso, o parlamentar também parabenizou a Emsurb, que tem realizado algumas readequações em diversos bairros. 

O vereador e vice-presidente da Casa, Pastor Diego (União Brasil), utilizou a tribuna para falar sobre o esquema de corrupção que foi revelado nesta quarta-feira, 23, pela Polícia Federal. “Acabou de ser afastado do cargo do presidente do INSS, por fraude de mais de R$ 6 bilhões em desvios, justamente em uma instituição que tem como função cuidar das pessoas que mais precisam e durante a gestão de Lula. Isso demonstra que esse governo não tem compromisso em realizar uma gestão transparente”, lamentou o vereador. Além disso, o vereador também reforçou o convite para uma audiência pública que ocorrerá nesta sexta-feira, 25, às 9h, sobre a conscientização voltada ao autismo.

A vereadora Sônia Meire (Psol) utilizou o pequeno expediente para falar sobre dois assuntos: o primeiro sobre o caso de corrupção do INSS. A vereadora disse que “é justamente no Governo Lula que se descobre, se afasta e se pune. É isso que se espera de um governo com compromisso com a população, que os responsáveis sejam punidos, ao contrário do que ocorreu em governos anteriores”, pontuou.  Além disso, a parlamentar abordou sobre a temática da educação, voltada ao Sindipema e aos estímulos das crianças abordarem como a sua escola pode melhorar. “Infelizmente, várias escolas das redes municipais não possuem quadra coberta, climatização, em prédios alugados. Precisamos avançar nas construções das escolas e, hoje, acompanharemos a marcha pela educação em Aracaju”. 

A vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) utilizou o Pequeno Expediente para destacar sobre  a proposta de projeto de lei de sua autoria. “Estou propondo que sejam instalados bebedouros com água potável em locais com grande circulação de pessoas. Isso se trata de qualidade de vida para a nossa população e para os animais. Precisamos estar atentos à democratização da água para todos nós”, destacou. 

Grande Expediente 

O vereador Camilo Daniel (PT) abriu o Grande Expediente e destacou alguns assuntos. O primeiro deles é sobre a área do Pantanal, no qual alguns locais ficaram sem pavimentação e, mesmo assim, a população do local paga taxa de esgoto sem ter acesso ao serviço. O vereador também pontuou algumas festividades que ocorreram no Sábado de Aleluia, com o resgate de algumas festas tradicionais, como a festa do Judas, no bairro Cirurgia. Camilo Daniel também homenageou o Papa Francisco e destacou a preocupação dele durante o genocídio da Palestina e seu cuidado com as crianças. Camilo Daniel também aproveitou o Grande Expediente para demonstrar preocupação sobre a Maternidade Lourdes Nogueira. O contrato da gestão da maternidade com o INTS finaliza no dia 30 de abril e, até o momento, não se sabe quem irá assumir a gestão. 

O vereador Elber Batalha (PSB) também utilizou o Grande Expediente para falar sobre o caso de corrupção que ocorreu no INSS, cobrando que o caso seja solucionado. O parlamentar também aproveitou para rebater algumas críticas ao presidente Lula, destacando que “no governo Bolsonaro houve um grave escândalo no Ministério da Educação e não vi uma indignação de muitas pessoas nesta Casa. É fundamental não termos uma revolta seletiva e, sim, mantermos nossa criticidade”, destacou. Além disso, o vereador aproveitou para destacar que no governo de Emília Corrêa tem ocorrido diversos contratos emergenciais, em valores elevados. “É importante seguirmos cobrando, pois isso deu algum efeito, já que a prefeitura fará uma licitação”, destacou. 

O vereador Fábio Meireles (PDT) participou do Grande Expediente para falar sobre o Pantanal. “Muitas gestões passaram e não se atentaram ao Pantanal, que sofreu muito com a falta de drenagem e de asfalto no local. Por isso, peço à Emília Corrêa que nos ajude nessa questão”, destacou. Meireles também parabenizou o presidente da Emsurb, que atuou na limpeza voltada à praça Formosa. O parlamentar aproveitou para pedir ao presidente que realize uma coleta geral de lixo no bairro Santos Dumont. O vereador também comentou sobre o caso do escândalo do INSS, solicitando que as informações sejam esclarecidas e lamentou o ocorrido. 

O vereador Iran Barbosa (Psol) finalizou o Grande Expediente e destacou alguns temas, sobretudo, voltada às denúncias no INSS. “Que bom que temos uma Polícia Federal eficiente e que agora tem a liberdade de fazer denúncias. Isso não podia ocorrer em um período recente, pois na gestão anterior houve um desmonte da Polícia Federal para acobertar escândalos próximos ao presidente da República”, destacou. Além disso, o vereador também falou sobre o Dia Mundial do Livro, que é celebrado hoje. "Temos várias datas importantes para celebrar a educação e incentivar a leitura. Aproveito para cobrar que as bibliotecas voltem a funcionar e sejam ampliadas, pois esse atendimento precisa ser descentralizado", lembrou. Barbosa também pontuou a importância de ter uma política voltada à valorização dos escritores sergipanos, assim como a realização de atividades que incentivem à leitura.