Confira a biografia dos 26 vereadores eleitos em Aracaju, que tomarão posse em 1º de janeiro

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 31/12/2024 17h58, última modificação 31/12/2024 17h58
Confira a biografia dos 26 vereadores eleitos em Aracaju, que tomarão posse em 1º de janeiro

Foto: Kevin Esmerim

Nesta quarta-feira, 26, vereadores serão empossados em Aracaju, no Teatro Tobias Barreto, a partir das 15h. Eles farão parte da 44ª legislatura, que compreende os anos de 2025 a 2025. Confira a biografia:


Biografia dos vereadores eleitos, por ordem alfabética (2025/2028)

Alex Melo (PRD): 2.938 votos

Alecsandro de Melo, conhecido como Alex Melo, nasceu em Guarulhos (SP), em 21 de julho de 1982. Formado em Gestão Pública, é pastor da Igreja Universal há 26 anos e atua como coordenador político da instituição em Sergipe.

Em 2022, Alex disputou o cargo de deputado federal, alcançando 16.203 votos. Em 2024, foi eleito como vereador de Aracaju pelo PRD com 2.938 votos. Entre suas principais bandeiras estão o incentivo ao esporte, a inclusão social, o apoio à causa animal e a assistência às crianças com autismo.


Anderson de Tuca (União Brasil): 3.968 votos

Anderson Santos da Silva, conhecido como Anderson de Tuca (União), nasceu em 21 de agosto de 1988. É bacharel em Direito, funcionário público concursado do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) desde 2010 e vereador da Câmara Municipal de Aracaju desde 2013 e segue para o seu quarto mandato consecutivo.


Binho (Podemos): 2.986 votos

Adeilson Soares dos Santos, conhecido como Binho (PMN), nasceu em 18 de novembro de 1982. É formado em Educação Física pela Faculdade Fase. No ano de 2001, ganhou as eleições para presidente do grêmio estudantil do Colégio José Rollemberg Leite, com 501 votos. Em 2000, foi diretor da União Sergipana dos Estudantes Secundários (USES), fundador da Escolinha de Futsal Craque da Bola e idealizador do projeto social “Eu e Meu Bairro Somos um Só”. Em 2025, exercerá o segundo mandato como vereador.


Breno Garibalde (Rede): 7.834 votos

Breno Viana de Mendonça, conhecido como Breno Garibalde (União Brasil), nasceu em 8 de setembro de 1988. É formado pela Universidade Belas Artes, mestre em urbanismo e também possui no portfólio uma formação pela escola de preparação política RenovaBR.


O parlamentar é especialista em processos de participação cidadã e projetos urbanísticos.  Estudou em São Paulo e na Itália em busca de conhecimento e formas para que, junto com as pessoas, fosse possível planejar, construir, fazer e reinventar uma Aracaju melhor para todos, com ideias e projetos voltados para sustentabilidade, mobilidade, criatividade, participação e transparência. O vereador foi reeleito em 2025.


Camilo Daniel (PT): 3.849 votos

Camilo Daniel é filho de assentados da reforma agrária, cresceu nas trincheiras de luta do Movimento Sem Terra- MST. Estudou no Colégio Municipal Presidente Vargas e na Escola Estadual Dom Luciano, onde militou no movimento estudantil. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe- UFS e mestre em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Atua em defesa dos direitos dos trabalhadores, do direito à moradia  por meio dos movimentos populares, da alimentação saudável, da agricultura urbana, da educação pública, da soberania e segurança alimentar. Possui forte vínculo com os sindicatos e movimento comunitário. No final de 2023, assumiu o mandato como vereador, após o falecimento da vereadora Professora Ângela. 


Elber Batalha (PSB): 2.966 votos

Elber Batalha Filho nasceu em Aracaju, no dia 20 de novembro de 1973. Ele é Defensor Público, ex-Secretário da Cultura do Estado de Sergipe, ex-Secretário do Turismo do Estado de Sergipe, mestrando em Direito Constitucional, Ex-Presidente do PSB de Aracaju e Vereador de Aracaju. O parlamentar começou sua vida política nos movimentos estudantis universitários da cidade. Foi eleito vereador por Aracaju em sua primeira candidatura e, com um ano de mandato, prestou concurso para a Defensoria Pública do Estado, onde exerce paralelamente as funções de defensor público e vereador. 


Fábio Meireles (PDT): 3.483 votos

Nascido em Aracaju, Fábio Meireles de Oliveira foi eleito como vereador em Aracaju por 3 vezes. Tem 47 anos, é casado com Ítala e tem 02 filhos. Em sua atuação na Câmara, elaborou projetos de impacto social, como a regulamentação do programa de vacinação itinerante nas escolas de educação infantil e creches públicas e particulares. Seu lema é “Chamado para servir”. 


Iran Barbosa (PSOL): 5.528 votos

José Iran Barbosa Filho, o Professor Iran, nasceu em Aracaju. Graduou-se em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1988. Em 1989, retornou aos bancos da UFS e, em 1992, colou grau mais uma vez, como bacharel em Direito. Em 1988, conseguiu a primeira colocação no Concurso Público para Professor de História da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e, em 2002, passou a acumular, como permitido pela Constituição Federal, o cargo de Professor de História na Secretaria Municipal de Educação de Aracaju.


Em 2004, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju, tendo sido o segundo candidato mais bem votado para Vereador da capital sergipana. Em 2006, foi eleito Deputado Federal para a 53ª Legislatura da Câmara dos Deputados. Em 2012, Iran Barbosa foi eleito, mais uma vez, Vereador em Aracaju, na condição de candidato mais votado nas eleições proporcionais municipais daquele ano. Nas eleições municipais de 2016, o povo de Aracaju reconduziu Iran Barbosa como Vereador e, outra vez, como o mais votado da capital, com 8.809 votos. Em 28 de março de 2022, Iran Barbosa filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade – PSOL. Em 2025, ele segue para o seu quarto mandato. 


Isac (União Brasil): 4.191 votos

Isac de Oliveira Silveira, conhecido como Isac (União), nasceu em 19 de julho de 1971. É formado em História pela Universidade Federal de Sergipe e já trabalhou como servidor público federal do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social. Além disso, já foi coordenador-geral do Sindiprev/SE por três vezes, maior sindicato federal de Sergipe, que representa servidores da saúde, trabalho e previdência. Isac Silveira também já foi tesoureiro da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Sergipe.


Em 2016, candidatou-se pela primeira vez e foi eleito pelo PCdoB, com 4.428 votos. Em 2024, já no PDT, Isac foi reeleito com 3.337 votos. Atualmente, ele está em seu terceiro mandato como vereador, eleito com 4.191 votos pelo União Brasil.


Joaquim da Janelinha (PDT): 4.804 votos

José Joaquim Santos Nascimento, mais conhecido como Joaquim da Janelinha (PDT), nasceu em 15/05/1981 na capital sergipana. Iniciou sua vida política em 2006, na organização de campanha política. Joaquim é professor e gestor escolar. Está em sua segunda Legislatura na Câmara Municipal de Aracaju. O parlamentar foi eleito pela primeira vez em 2020, pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), com 2.829 votos. Em 2024, tendo 4.804 votos, ele foi reeleito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Suas principais bandeiras são a educação e o emprego para jovens. Tem projetos sociais nos bairros Augusto Franco, Santa Maria e São Conrado.


Levi Oliveira (PP): 4.109 votos

Levi Santos de Oliveira Filho, nascido em 1988, natural de Recife/PE, é empresário, administrador e vereador de Aracaju no primeiro mandato. Formado em Administração, assumiu, em 2014, a direção da L&M Sustentabilidade, empresa vinculada ao Grupo Multserv. Motivado a contribuir com o desenvolvimento de Aracaju, lançou sua candidatura a vereador em 2024, sendo eleito com 4.109 votos pelo Partido Progressista  (PP). Na Câmara Municipal, tem como foco a inclusão social, a sustentabilidade e a promoção de oportunidades para todos os cidadãos da cidade. 


Lúcio Flávio (PL): 3.847 votos

Nascido em 13 de janeiro de 1979, Lúcio Flávio Rocha iniciou sua atuação política em movimentos de direita, desde 2014. Lúcio é casado com Valéria Rocha, pai de um casal. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade & Propaganda e pós-graduado em Marketing, Lúcio é empreendedor, professor universitário, co-fundador do Movimento Brasil200 e fundador da Marcha da Família.

Eleito vereador com 3.847 votos pelo Partido Liberal (PL), na base de apoio da prefeita Emília Corrêa. Lúcio Flávio assume também a Presidência da Frente Parlamentar em defesa da vida e da família.


Maurício Maravilha (União): 2.986 votos

Maurício Santos Costa, conhecido como Maurício Maravilha, tem 33 anos, natural de Umbaúba/SE, é graduado e pós-graduado em engenharia civil, com especialização em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção. Trabalhou por cinco anos em construtoras privadas e sete anos à frente da pasta de Obras na gestão pública, onde liderou projetos de infraestrutura que transformaram a qualidade de vida da população.

Recém-eleito vereador pelo União Brasil, Maurício representa uma nova geração de liderança, unindo juventude, experiência e determinação. Sua atuação é impulsionada pela inquietude de quem busca soluções inovadoras para os desafios da sociedade, com o objetivo de construir um futuro mais justo, eficiente e sustentável para todos. É irmão do deputado estadual Pato Maravilha e do prefeito reeleito de Umbaúba, Humberto Santos Costa.


Miltinho Dantas (PSD): 3.416 votos

Milton Dantas de Farias Júnior,  conhecido como Miltinho, nasceu no dia 05 de outubro de 1967, em Aracaju/SE. Filho de Mílton Dantas de Farias e de Maria José de Araújo, Miltinho é o segundo mais velho dos filhos do casal, um deles o emblemático e saudoso desportista Juca Dantas, irmão que lhe transmitiu a paixão pelo futebol. Miltinho Dantas iniciou sua vida profissional como comerciário aos quatorze anos de idade, tornando-se bancário aos vinte, quando ingressou no banco Bradesco.


Ao ativismo trabalhista, Miltinho agregou a luta pelo futebol sergipano, inicialmente como Diretor de Futebol da Associação Desportiva Confiança, chegando à presidência do Dragão, onde imprimiu um estilo de gestão inovador e bastante exitoso. Seu sucesso como gestor de clube o alçou à vice-presidência da Federação Sergipana de Futebol, à diretoria da Liga do Nordeste e à presidência da Federação Sergipana de Futebol. Foi  vereador suplente, assumindo e exercendo o mandato durante quase um ano, até alcançar a eleição plena no ano de 2024 pelo PSD. Miltinho é pai de cinco filhos e avô de três netas.


Moana Valadares (PL): 7.216 votos

Moana Rolemberg Marinho Valadares, 31 anos, é casada e tem dois filhos: Luísa (11 anos) e Pedro (9 anos). É advogada e exerce o primeiro mandato como vereadora eleita por Aracaju. Foi eleita pelo partido liberal (PL), com 7216 votos, sendo a vereadora mais votada da história de Aracaju. Ela é cristã e defende as bandeiras conservadoras. Ela se compromete a ser uma voz atuante na Câmara de Vereadores de Aracaju a partir de 2025.


Nitinho (PSD): 5.607 votos

Josenito Vitale de Jesus, mais conhecido como Nitinho Vitale, nasceu em Aracaju no dia 31 de maio de 1966 e é pai de dois filhos, Letícia e Leonardo. Sua primeira eleição aconteceu em 1992, não logrando êxito, apesar dos 812 votos. Quatro anos depois, em 1996, foi eleito vereador com 1.985 votos. Em 2024, Nitinho obteve 5.607 votos, sendo o 4º vereador em número de votos. O parlamentar é filiado ao PSD e o mais experiente na Casa legislativa aracajuana. Ele vai exercer o 7º mandato a partir de 2025. 


Pastor Diego (União Brasil): 3.804 votos

Vítor Diego Lima Fortunato, conhecido como Pastor Diego (União), nasceu em 29 de dezembro de 1992. Em 2025, seguirá para o 2º mandato como vereador. Pastor Diego é advogado por formação, trabalhou no centro de Aracaju como vendedor e faz parte da Comissão de Justiça, Redação e Ética da Câmara. O vereador possui projetos de cursos profissionalizantes pelos bairros de Aracaju e defende os direitos da população, a família, os valores e princípios cristãos.


Professora Sônia Meire (PSOL): 4.391 votos

Sonia Meire é mãe, avó, pedagoga de formação, ex-professora da rede municipal de Aracaju, da rede estadual e por mais de 20 anos da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora, participou da elaboração e aplicação de políticas públicas para assentados e acampados da reforma agrária, desenvolveu projetos de alfabetização popular e trabalhou com comunidades extrativistas.


Como sindicalista participou da construção do SINTESE, ADUFS e ANDES. Nos últimos anos, tem se destacado pela atuação no movimento de mulheres. Foi candidata ao governo de Sergipe em 2014 pelo PSOL com mais de 40 mil votos e ao Senado em 2018 com mais de 60 mil votos. Em 2020 foi a oitava vereadora mais votada de Aracaju, sendo a primeira suplente da câmara. Nas eleições de 2022, disputou como deputada federal pelo PSOL para ser a primeira mulher eleita para a Câmara federal por Sergipe. Em 2 de fevereiro de 2023, assumiu o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Aracaju, ocupando a vaga da vereadora Linda Brasil que foi para a ALESE e, em 2025, segue na Câmara parlamentar. 


Ricardo Vasconcelos (PSD): 11.120 votos

Ricardo Vasconcelos Silva nasceu em 06 de dezembro de 1984 na capital sergipana. É advogado, servidor público da DESO, casado com Thaine Garcia, pai de Gabriel e Felipe. O parlamentar vai para o seu 2ª mandato, sendo que ,em dezembro de 2022, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  Nesta eleição, foi o vereador mais votado da capital, com mais de 11 mil votos. A aproximação da população com a Câmara é um marco da gestão de Ricardo, que tem focado na realização de Audiências Públicas, além do diálogo com a  sociedade, sempre buscando ouvir as demandas das comunidades para viabilizar a solução de diversas problemáticas.


Além disso, como servidor público, Ricardo procura valorizar o funcionalismo público, estabelecendo diálogo com os servidores públicos municipais da administração geral, SMTT e Guarda Municipal, o que garantiu o cumprimento dos direitos e benefícios durante as votações de Projetos enviados pelo Executivo para a CMA. Além disso, há uma preocupação com a sustentabilidade e, por isso, o vereador conseguiu aprovar o Projeto de Lei que dispõe sobre o Programa de recuperação e preservação da permeabilidade do solo em Aracaju.


Rodrigo Fontes (PSB): 2.496 votos

Rodrigo Fontes Almeida (PSB)  nasceu em 21 de maio de 1975, tem 49 anos e é natural de Aracaju-SE. Fontes é casado com Simone Machado Mota Almeida desde 10 de junho de 1996. Rodrigo é pai de José Jonas, seu primogênito e filho de um relacionamento anterior. Com Simone, Rodrigo teve mais três filhos: Nilza, Marília e Rodrigo Filho.Ele está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Aracaju.


Sargento Byron Estrelas do Mar (MDB): 3.289 votos

Byron Virgílio dos Santos Silva, nascido em Aracaju, em 29 de junho de 1978, é filho de Maria Iraci dos Santos Silva e Hercílio José dos Santos Silva. Nasceu e cresceu no bairro Atalaia. Pai de Luna Morena e Byron Emanuel, é casado com Anne Bastos.


Conhecido como Sgt. Byron do Estrelas do Mar, é Policial Militar de Sergipe, idealizador do projeto social Estrelas do Mar, bodyboarder e bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit). No ano de 2020, colocou-se, pela primeira vez, como candidato a vereador e foi vitorioso no pleito, sendo eleito com 1.743 votos. Em 2025, exercerá o seu 2º mandato como vereador. 



Sávio Neto de Vardo da Lotérica (Podemos): 2.872 votos

José Sávio Gois Silva, o Sávio Neto de Vardo, tem 29 anos, nasceu no dia 12 de setembro de 1995, filho de Adelmo e Valmira, Itabaianenses que, desde cedo, mostraram o valor do trabalho e da ética ao filho mais velho. É irmão de Maria Stefany e José Sidney; esposo de Vitória.

Em 2020, foi eleito pelo PSC com 2.409 votos. Em 2024, retorna à Câmara de Aracaju, eleito com 2.872 votos. Sávio também é um defensor da classe rodoviária. Atuando no ramo desde os 15 anos de idade, hoje também é empresário da Cooperativa de ônibus Coopertalse, considerada a maior do Nordeste.


Selma França (PSD): 3.718 votos 

Regina Selma França Cruz, conhecida como Selma França, nasceu em 19 de maio de 1960, em Aracaju, tem 64 anos e está em seu primeiro mandato como vereadora. Foi ex-secretária adjunta da Semfas e ex-vice presidente da Emsurb. 


Soneca (PSD): 3.234 votos

Alexsandro da Conceição, conhecido como Soneca (PSD), nasceu em 27 de junho de 1986. Soneca é humorista, iniciou na política em 2012 e vai para a sua quarta Legislatura na Câmara Municipal de Aracaju. Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2016, quando conquistou 2.657 votos pelo partido PPS. No mandato em 2025, o vereador tem como missão ampliar os projetos sociais e beneficiar o maior número de aracajuanos, sobretudo, aqueles que necessitam de maior atenção do poder público. 

 Antes de se eleger vereador, Soneca se apresentava em praças públicas, nas escolas e demais espaços públicos, levando a arte circense.  Possui curso superior em Gestão Pública, além de curso técnico em Rádio e TV.


Thannata da Equoterapia (Mobiliza): 2.271votos

Thannata Stefany Aragão Oliveira, conhecida como Thannata da Equoterapia, nasceu em Aracaju, no dia 13 de outubro de 2001 e tem 23 anos. Estudante de Terapia Ocupacional, dedicou sua vida a ajudar quem mais precisa. Com Deus e sua família como pilares fundamentais, tornou-se a vereadora mais jovem da história de Aracaju.

Lidera ,há mais de três anos, na Equoterapia no Batalhão da Restauração, onde oferece atendimento gratuito para mais de 600 pessoas com deficiência e suas famílias. Sua atuação na Câmara Municipal prioriza a inclusão, a saúde e os projetos sociais, com o objetivo de construir uma Aracaju mais digna e acolhedora para todos.


Vinicius Porto (PDT): 3.773 votos

Vinicius Porto Menezes, mais conhecido como Vinicius Porto (PDT), nasceu em 09/05/1976. Iniciou sua vida política em 2005, mas ,antes disso, se graduou em Direito. Na Câmara Municipal de Aracaju, exerceu o cargo de presidente entre 2013 e 2016. Faz parte da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento. Suas principais bandeiras são a geração de emprego, saúde e educação. Em 2025, irá para a sua 5ª legislatura.