Comunidade LGBT ganha apoio com propositura protocolada na CMA por Américo de Deus
por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
22/08/2019 15h04,
última modificação
22/08/2019 15h04
O vereador Américo de Deus (Rede) protocolou junto à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Projeto de Lei (PL) nº 249/2019, que declara como patrimônio cultural do município de Aracaju a Parada LGBT de Sergipe. O PL é fruto dos diálogos mantidos com a comunidade LGBT, que tanto luta para garantir seus direitos.
Para a comunidade LGBT, essa propositura é importante pois é mais uma ação afirmativa e contribuirá para fortalecer a valorização, respeito e a luta por direitos iguais. Entendendo por Patrimônio Cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, conforme dispõe o artigo 216 da Constituição Federal.
“Esse PL visa elevar merecidamente ao status de patrimônio cultural e imaterial de Aracaju a parada LGBT, evento que em seus dezoito anos de realização, sempre pregou o amor e respeito na tentativa de desconstruir preconceitos”, explicou Américo de Deus.
Agradecendo a iniciativa, a presidente da Associação Sergipana de Transgêneros, Cidadania e Direitos Humanos (ASTRA), Tathiane Araújo, esteve presente à apresentação da propositura. Os diálogos vão continuar durante a semana, visto que a parada LGBT já está consolidada no município de Aracaju, sendo um dos principais eventos que têm como objetivo a propagação do respeito mútuo entre os seres humanos.
“Temos plena certeza do papel social do evento e da necessidade de termos mais espaços como esses para a construção de um diálogo, visando a formação de uma sociedade mais plural e harmônica”, completou o parlamentar.