Comissão de Saúde visita Nestor Piva

por Danilo Cardoso — publicado 13/04/2021 19h56, última modificação 13/04/2021 19h56
Comissão de Saúde visita Nestor Piva

Foto: Ascom CMA

Com o objetivo de avaliar o atendimento dado à população e o trabalho desenvolvido no tratamento da COVID-19, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju visitou nesta terça-feira, 13, a Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, localizado na Zona Norte. Os vereadores foram recebidos pela administração do hospital.

Participaram da visita o secretário da Comissão, o vereador Cícero do Santa Maria (Pode), Isac Silveira (PDT), Eduardo Lima (Republicanos) e Linda Brasil (PSOL). Para prestar assistência aos parlamentares, acompanharam o encontro a diretora administrativa, Jória Dias, e o diretor de Negócios e Expansão, Dr. Marcos Aurélio.

De acordo com as informações passadas pela equipe que administra a unidade, o Nestor Piva possui 23 leitos destinados a COVID-19 e atualmente estão internados 43 pacientes, que são assistidos por seis médicos exclusivos para a área. Além da equipe técnica que atendem a ortopedia, cirurgia e clínica médica.

O secretário da Comissão de Saúde destacou o acolhimento da direção da unidade com os parlamentares. “A direção do Nestor Piva apresentou todo o hospital e as dificuldades apresentadas transparecendo amor e esforço para atender a comunidade. Infelizmente a estrutura necessita ser ampliado e no momento existem 13 pacientes intubados e uma fila de espera aguardando atendimento”, disse Cícero do Santa Maria.

O vereador Isac Silveira afirmou que o trabalho dos profissionais de saúde é de profunda dedicação. “Percebemos que é um trabalho de profunda dedicação e a pandemia tem exigido dos administradores e dos profissionais de saúde uma dedicação sobre humana, a gente sabe que é necessário mais leito de enfermaria e a UTI está superlotada e agora só nos restam três ações: aumentar os leitos de estabilização, aumentar o isolamento social e a vacina”.

Eduardo Lima elevou os profissionais da saúde na categoria de heróis e heroínas. “A gente sente uma dor no coração e uma sensação de impotência, mesmo como legislador e como autoridade pública municipal, a gente se sente impotente de não poder fazer nada pelas pessoas que estão intubadas, inconsciente e lutando pela vida. Parabenizo a diretora Jória, todos os médicos e equipe de profissionais de saúde que são verdadeiros heróis e heroínas que ajudam aos aracajuanos a lutar pela vida. O Nestor Piva tem sido uma unidade de guerra no combate ao vírus”.

A vereadora Linda Brasil apresentou surpresa com o atendimento realizado pelo Nestor Piva. “Fiquei muito surpresa principalmente com o atendimento dos gestores, vimos que está muito bem organizada. Fiquei preocupada com o setor da Covid-19 que estão com os leitos ocupados e vários pacientes esperando em cadeiras. É urgente que o Estado e município precisam investir mais para construir mais leitos que atendam estes pacientes. Vi pacientes que estão desde as seis da manhã aguardando atendimento”.

A diretora administrativa comentou sobre os investimentos na unidade para atender a população. “Montamos uma central de monitoramento, com equipe 24h, que ficam com os olhos grudados no computador para saber onde estão as vagas de UTI para realizar imediatamente os pacientes em estado mais grave”, destacou Jória.