Comissão de Educação acompanha reunião de lançamento do projeto Acolher
Na tarde desta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Aracaju prestigiou a reunião sobre segurança nas escolas, convocada pelo Governo de Sergipe e pela Prefeitura de Aracaju. Na ocasião, foi apresentado o projeto Acolher, que garantirá a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais e municipais. O vereador Joaquim da Janelinha (Solidariedade) esteve presente e ressaltou a importância de serem discutidas medidas de proteção para a comunidade escolar.
“Acredito que Sergipe esteja saindo na frente. Temos equipes monitorando 24 horas todas as redes, para tranquilizar os pais e as mães. Realmente é uma preocupação, mas vamos trabalhar para diminuir cada vez mais as fake news”, ressaltou Joaquim.
O Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, estiveram em Brasília participando de uma reunião convocada pelo presidente da república para discutir um projeto nacional de combate à violência nas escolas.
“O Governo Federal, Estadual e as Prefeituras têm papel nessa batalha, mas precisamos envolver toda a sociedade. É necessário que as escolas voltem a ser um local de tranquilidade, onde os meninos e meninas possam aprender. A escola é a esperança. Todo mundo tem que se envolver nesse trabalho.”, refletiu o prefeito.
“Hoje estamos lançando o programa Acolher, que trará uma presença psicossocial nas escolas de Sergipe. Trata-se de uma atenção especial para alunos, professores e para formação pedagógica.”, explicou o vice-governador e Secretário Estadual da Educação, Zezinho Sobral.
Além disso, ele destacou como benefícios do programa a possibilidade de orientar a formação vocacional, dirimir conflitos, atuar em relação a bullying, em relação ao comportamento das crianças, aprendizagem, condições específicas de relacionamento, forma de abordagem de alunos PcD.
“Temos acompanhado com muita preocupação esse momento que o Brasil vive. É algo que, infelizmente, acontece em todo o mundo. Precisamos discutir melhor as formas de agir com a participação da sociedade, dos pais de alunos, professores, Ministério Público, Tribunal de Justiça, dos Poderes, secretários municipais e estaduais. Todos nós juntos precisamos encontrar uma garantia de que efetivamente nossos filhos estarão seguros nas escolas.”, disse Fábio Mitidieri.
Ainda em sua fala, o governador detalhou a ação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) em analisar as denúncias de ataques contra as escolas sergipanas, e garantiu que todas sem tratavam de trotes.