Comércio da Cinelândia: Frente Parlamentar do Turismo da Câmara se reúne com Emsurb para buscar soluções

por Vinícius Andrade e Danilo Cardoso — publicado 26/03/2021 11h20, última modificação 26/03/2021 11h35

Foto: Agência CMA

Aconteceu na manhã desta sexta-feira uma reunião promovida pela Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) composta pelos vereadores Fabiano Oliveira (PP), Sargento Byron (Republianos), Joaquim da Janelinha (PROS), Ricardo Vasconcelos (Rede), Vinícius Porto (PDT) e Sheyla Galba (Cidadania), com o presidente da Casa, Nitinho (PSD) e com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto. A pauta dos parlamentares tinha como principal objetivo buscar esclarecimentos e propor soluções quanto a decisão da Justiça Federal sobre o comércio da Praia da Cinelândia

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto, pontuou que a prefeitura e a Emsurb tem se colocado favorável aos comerciantes e estão sempre abertos ao diálogo para que as demandas sejam solucionadas. “Tivemos uma reunião de tentativa de reconciliação da Emsurb com o microempresários da Cinelândia, mas que não foi frutífera. É um jogo de cintura diário para que estas pessoas não percam seus trabalhos, porém, vamos buscar uma forma para que o comércio ali mantenha um padrão”, esclareceu.

Nitinho concordou com Luiz Roberto para que haja uma padronização no comércio, mas, se solidarizou com os comerciantes e lamentou a situação em que estes estão enfrentando. “Acho importante que haja fiscalização, mais também é preciso neste momento sermos mais humanos e sensíveis em relação a estes trabalhadores. Tem pessoas boas e competentes na Cinelândia e não podem ficar sem vender seus produtos, então vamos buscar uma padronização para que todos possam seguir”, destacou.

Buscando sempre ser o elo entre o poder público e as demandas do dia-dia, o presidente da Frente Parlamentar do Turismo, Fabiano Oliveira, disse que está tentando de todas formas marcando reuniões para juntos buscarem soluções para os comerciantes da Cinelândia. “Não envolve somente os microempresários, mas também a vida de trabalhadores e pais de famílias, além do turismo. Vamos pensar em soluções que sejam positivas para ambos os lados”, enfatizou Fabiano.

Sheyla Galba também deu sua contribuição de forma empática aos comerciantes. “Essas pessoas trabalham de dia a noite no sol quente, qual será o prazo? Nesse tempo que saírem com seu comércio da praia vão fazer o que? Alguns até podem montar sua venda na própria casa, mas outros não. É preciso ter essa sensibilidade”, questionou Galba.

No final da reunião, Fabiano garantiu que a Comissão do Turismo irá solicitar e marcar uma nova reunião na tarde desta segunda-feira, 29, com os envolvidos para continuar juntos na busca por soluções.