Com autoria de Elber, Walderi Monteiro recebe Título de Cidadão Aracajuano
O fisioterapeuta Walderi Monteiro da Silva Júnior se tornou o novo Cidadão Aracajuano nesta terça-feira, 11, em uma sessão lotada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A honraria foi de autoria do vereador Elber Batalha (PSB).
Atuante na Fisioterapia em Sergipe, Walderi reuniu amigos e familiares para celebrar o título. Nascido em Cajazeiras, no estado da Paraíba, ele é graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Elber justificou a escolha do nome para receber o título. “Essa honraria é um reconhecimento do povo de Aracaju a pessoas que tanto fizeram pela cidade, como Walderi. São cidadãos que escolheram viver aqui e esse professor é um exemplo disso. Ele foi um precursor da área aqui e, com certeza, formou a grande maioria dos profissionais do estado”, declarou.
Jader Ferreira, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito), destacou a importância de pessoas como Walderi e seu diferencial. “Polivalente como sempre, ministrando disciplinas diferentes e sendo um profissional incontestável no primor da sua área. Sempre teve muito a ensinar, sem se esconder e colocando a mão na massa. Como professor, amigo e humano, é alguém que chega junto e tem paixão pelo que faz”, comentou em seu discurso.
O ex-prefeito de Canindé de São Francisco e ex-deputado federal, Pastor Heleno, participou da ocasião como amigo do professor e deu seu testemunho sobre essa amizade. “Ao longo de nossa vida, a gente conhece pessoas que nos agregam valor, e Walderi foi uma dessas pessoas na minha vida. É uma alegria ser amigo dele, irmão e tê-lo por perto”, comentou.
O pró-reitor de pós-graduação da UFS, Lucindo José Júnior, reforçou o papel do professor em seu local de trabalho. “Walderi já formou mais de dois mil alunos. Ele é um norte dentro da universidade, não só por ser um excelente profissional, mas também por ser uma ótima pessoa. Com valores pessoais transmitidos por seus pais e suas referências. Que você tenha ainda mais tempo de carreira e entenda que seu papel agora é também o de continuar”, disse.
Sua esposa, Clarissa, contou a história do casal e a reação ao receber a notícia. “É muito gratificante, não só para ele, mas também para nós da família. Esse título chegou na nossa casa com muita alegria e o entendimento pelo reconhecimento da sua história aqui. Há muito tempo, reconhecemos este lugar como a nossa casa”, disse.
O homenageado deixou a emoção tomar conta, listando os presentes na oportunidade e fazendo seu pronunciamento na tribuna. “Você não só ensina, mas aprende muito, principalmente com ética. A gente pensa que está fazendo bem, mas está recebendo de volta. O que a gente fez nunca foi pensando em título, mas pela nossa índole, pensando no bem do outro e, mesmo na adversidade, estou tentando fazer o melhor que posso. Ainda mais aqui, ouvindo das outras pessoas tudo sobre mim”, declarou.
Biografia
Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Federal da Paraíba, com Mestrado em Engenharia Biomédica. Doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Walderi trabalha como Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe no curso de Fisioterapia, onde também já foi coordenador. Além disso, possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe. Na pesquisa, ele já atuou nas temáticas: fisioterapia, tensão, dor, biomecânica e asma. Atualmente, é chefe do setor de pesquisa e inovação tecnológica do HU/UFS/EBSERH.