Com autoria de Elber, Marcos Antônio Albuquerque é o novo cidadão aracajuano

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/06/2024 12h10, última modificação 04/11/2024 17h20
Com autoria de Elber, Marcos Antônio Albuquerque é o novo cidadão aracajuano

Foto: China Tom

O médico anestesiologista doutor Marcos Antônio Costa de Albuquerque recebeu o título de cidadão aracajuano na tarde desta quarta-feira, 26. A honraria, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), reuniu amigos, familiares e profissionais da categoria na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

 

Nascido em Catingueira e formado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com especialização em anestesiologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos chegou a Aracaju na década de 90 e foi Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e Cooperativa de Anestesiologia de Sergipe (Coopanest-SE) em 2008/2009 e 2010/2011.

 

Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, é anestesiologista da Universidade Federal de Sergipe , tem formação em Coaching pelo o IBC e é também  especialista em psicologia positiva, bem estar e autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Em 2022, foi presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), diretor científico da Confederação Latino-Americana de Anestesiologia em 2023, e diretor administrativo da Saese, biênio 2022/2023, além de Diretor Científico da SAESE; Membro do Conselho Superior da SBA e do Conselho Editorial do Brazilian Journal of Anesthesiology; Diretor científico da Confederação Latinoamericana de Sociedades de Anestesiologia; Coordenador da Câmara Técnica de Anestesiologia da Ebserh e Presidente da Comissão de Residência Médica do Estado de Sergipe.

 

Para Elber, o doutor Marcos Antônio já era filho desta terra há muito tempo. “Esse título é um reconhecimento para um paraibano de nascimento, mas aracajuano de coração já de muito tempo. Escolheu essa cidade para viver e fazer a sua família, deixando memórias boas em todos que passaram pelo seu caminho. Isso tudo o credencia para essa homenagem e receber essa segunda certidão de nascimento. Tenho certeza que vai estimular ainda mais na sua rotina e profissão para empenho, levando Aracaju como lugar que faz a sua história”, comentou o parlamentar.

 

José Eduardo, presidente da Coopanest-SE, participou da solenidade e ressaltou o sentimento de viver este momento ao lado do seu amigo e grande profissional. “Esse dia é justo e merecido com toda a trajetória e contribuição na evolução da medicina, principalmente na anestesiologia. Como docente formando médicos, na cooperativa e no cargo da sociedade, uma das três no mundo. Isso tudo, às vezes, está escondido dentro de um hospital e isso tudo dá destaque aos estudos científicos e mais fatos são frutos dessa chegada dele aqui”, afirmou.

 

Emocionado, Marcos Antônio subiu à tribuna para fazer seu discurso e falar sobre o seu amor pela capital sergipana. “Aracaju é o lar onde pude construir laços profundos, significativos como o meu filho Marcos e minha esposa Aline. Receber esse título é uma celebração do meu compromisso com Aracaju e com todos vocês que a tornam especial. É um reflexo do trabalho árduo, da dedicação e da paixão que compartilhamos para tornar Aracaju cada vez melhor”, declarou.

 

Ainda na oportunidade, ele agradeceu às pessoas presentes na sua vida. “Quero expressar a minha profunda gratidão aos que estão aqui e tornaram possível esse momento, em especial ao doutor Elber Batalha, que junto com os outros vereadores reconheceram o meu envolvimento e contribuição, além dos meus amigos da cooperativa, como Roberto, Danilo, Aires, Cássio, Eduardo, Virginia, Carla e os demais que me apoiaram sempre ao longo de toda essa jornada”, disse.