Colégio do município de Lagarto participa do projeto Conhecendo o Parlamento

por Lucas Oliver / Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 07/08/2023 11h50, última modificação 07/08/2023 11h53
Colégio do município de Lagarto participa do projeto Conhecendo o Parlamento

Foto: Gilton Andrade

Na manhã dessa quinta-feira, 3, aconteceu mais uma edição do projeto pioneiro no Brasil, o Conhecendo o Parlamento, com a presença de quase 40 alunos do Colégio Mundial, do município de Lagarto a 79,9 km da capital sergipana, na Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima. 

De acordo com  Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo, " o Conhecendo o Parlamento é um projeto piloto no Brasil e foi criado pela Diretoria da instituição. Esse projeto consiste em receber os alunos, prioritariamente estudantes da rede pública, para que eles tenham uma vivência e uma oportunidade que, talvez, eles não tenham no seu dia a dia sobre política. Será uma aula dinâmica, prática e teórica. Eles vão aprender sobre representatividade política e a importância do parlamento. Em parceria com o TRE, a gente simula uma eleição, além de explicar sobre exercer a cidadania e a segurança das eleições com a urna eletrônica”, pontua.

A coordenadora da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explica sobre a parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju. “O Conhecendo o Parlamento visa estimular sobre a política brasileira, não só ao voto, mas a ser candidato. Aqui, eles vão ter a consciência sobre como é a eleição e essa parceria consegue mostrar, aos estudantes, o dia a dia durante as eleições, e o TRE está feliz com essa parceria que vem desde o início do projeto, além de ser um momento singular para os jovens terem o contato com a urna eletrônica, visualizando como era feita a votação com o papel e sua contagem. Hoje mostramos a veracidade da urna eletrônica, além da oportunidade de formarem chapas, simulando uma eleição”, diz. 

Para a professora de geografia do Colégio Mundial, Débora Rabelo, participar do projeto é um complemento dos conteúdos em sala de aula. “Foi uma oportunidade única de podermos estar aqui, na Escola do Legislativo de Aracaju, com os alunos e essa interação do mundo político e sociedade para juntos trabalharmos sobre democracia, governo, cidadania e aproveito para parabenizar a Escola por nos permitir ter acesso ao parlamento de forma didática para que os estudantes possam compreender a importância da política em nossas vidas”, destaca. 

Mais uma vez, a Escola Judiciária do TRE está na Escola do Legislativo de Aracaju para dar seguimento ao projeto Conhecendo o Parlamento e eleger o Jovem Vereador, além de falar a importância das eleições, da urna eletrônica, a segurança da urna eletrônica e combater à desinformação sobre a urna e fazer um chamamento para que os alunos possam, de forma voluntária, fazer o cadastro para emissão do título do eleitor. 

Na ocasião, os estudantes do Colégio Mundial tiveram a oportunidade de simular uma eleição para eleger o jovem vereador e a estudante do 9º Ano, Emily Souza, foi eleita. “Estou surpresa e encantada com o que aprendi hoje, tanto na Escola do Legislativo, com o conteúdo teórico, como na visita à Câmara Municipal de Aracaju. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto que nos dá a oportunidade de conhecer como funciona o legislativo municipal”, finaliza.