CMA recebe estudantes que representarão Sergipe na Câmara dos Deputados em Brasília

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Os alunos foram selecionados pelo Programa da Câmara dos Deputados e irão discursar sobre educação
CMA recebe estudantes que representarão Sergipe na Câmara dos Deputados em Brasília

Foto: Gilton Rosas

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) receberam no plenário Abrahão Crispim, alunos, professores e familiares, para a apresentação dos discursos dos estudantes selecionados no Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Os jovens representarão o estado de Sergipe na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju, falou que o projeto abrilhanta de forma grandiosa o Parlamento. “O programa traz o jovem para transmitir a sua realidade e para que nós conheçamos quais são as reais necessidades do sistema educacional brasileiro. Portanto, é com muita alegria que, nós, desenvolvemos esse projeto com parceria com o Senado Federal e com a Secretaria do Estado da Educação", destacou Vander.

A coordenadora Estadual do Projeto, Célia Gil, ressaltou que esse ano o Programa teve uma modificação. “O programa mudou um pouco, porque antes, os alunos se inscreviam pelo Projeto de Lei, só que a partir deste ano, eles se inscreveram a partir de um discurso, cujo o tema foi: a educação que queremos. Dentro desse tema, eles escolheram a sua vertente”, pontuou Célia.

A estudante Weslayne Oliveira usou a Tribuna para falar da necessidade do apoio psicológico nas escolas. Já o estudante Eduardo Ramalho, falou sobre a carência de uma educação igualitária para todos, independente de orientação sexual, raça, cor ou qualquer outro fator. Finalizando os discursos dos estudantes, Akires Gomes discursou sobre uma educação transformadora e a necessidade de ressignificar a educação sergipana.

Presentes na sessão, os vereadores e vereadoras parabenizaram os três estudantes selecionados para representar Sergipe em Brasília e enfatizaram a importância da representatividade da rede pública do estado.