CMA realiza Sessão Especial pelo Dia do Guarda Municipal

por Viviane Cavalcante — publicado 22/10/2018 11h15, última modificação 22/10/2018 13h06
CMA realiza Sessão Especial pelo Dia do Guarda Municipal

Foto: Gilton Rosas

No intuito de comemorar o Dia do Guarda Municipal, celebrado dia 10 de outubro, foi realizada nesta segunda-feira,22, uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Para abordar sobre o tema, o Diretor Geral da Guarda Municipal, Fernando Lucas Alves esteve na Casa Legislativa.

Fernando Alves fez um breve histórico da Guarda Municipal desde o tempo do Brasil Monarquia até os dias atuais. Como também, o Diretor da Guarda lembrou que em 2014 foi criada a Lei Municipal 13.022, mais conhecido estatuto geral das guardas que veio reconhecer as funções da Guarda.

O Diretor da Guarda reproduziu um vídeo apresentando aos presentes no Plenário da CMA as ações realizadas pela categoria diariamente: fazem patrulhamento a pé, com motos e bicicletas em ruas, praças, mercados municipais e ronda escolar.

“Trabalhamos com projetos sociais como aulas de capoeira, jiu-jitsu e judô visando inclusão de crianças carentes e as afastando das ruas”, disse. Anjos Azuis também é um projeto da Guarda Municipal no qual deixam momentaneamente as operações nas ruas para se dedicarem ao ofício de colaboradores na construção dos cidadãos. Peças teatrais, palestras e rodas de conversa com temas como drogas, bullying, depredação do patrimônio público, violência contra mulher, trânsito e meio ambiente são levadas a escolas e outras instituições de Aracaju.

O vereador Américo de Deus (Rede) presidiu a sessão e alertou em seu discurso que nenhum gestor consegue trabalhar sozinho, precisa do auxílio de diversas categorias e por isso, deve valorizá-las. “As categorias precisam ser valorizadas e reconhecidas através de salários e vantagens. Os gestores hoje em dia acham que pagar salários em dia já estão fazendo muito. Esse é um modelo ultrapassado de gestão”, opinou.

Iran Barbosa (PT) e Cabo Amintas (PTB) também estavam presentes na sessão. No mesmo sentido de Américo de Deus, Iran Barbosa tratou da valorização de cada agente da Guarda. “A Guarda Municipal é a presença efetiva e direta que a população tem pois, cuida da pessoa, da vida e da cidadania”, afirmou. Por fim, falou que a valorização profissional se concretiza nas condições de trabalho.

Já Cabo Amintas disse que conhece e reconhece a luta da Guarda e sabe da suas dificuldades que eles enfrentam diariamente na profissão. “Conheço exatamente a realidade de cada um”, ressaltou.