CMA realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia do Exército

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 15/04/2019 12h41, última modificação 15/04/2019 12h41
CMA realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia do Exército

Foto: César de Oliveira

Nesta segunda-feira, 15, foi realizada Sessão Especial no Plenário na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade aconteceu em homenagem ao Dia do Exército – que será na próxima sexta-feira, 19 – e foi de autoria do vereador Elber Batalha (PSB).

Estiveram presentes na mesa, além de Elber: o também vereador Cabo Amintas (PTB), 1º secretário da sessão; o Coronel José Moura Neto, representando o Governo de Sergipe; o Tenente Coronel José Fernandes Carneiro, comandante do 28º Batalhão de Caçadores de Sergipe; o Capitão Alessandro Pires Ferreira, comandante dos portos de Sergipe; o Capitão André Marcelo, comandante do destacamento aéreo de Aracaju; Fernando Lucas Alves Mendonça, diretor da Guarda Municipal de Aracaju; Tenente Coronel Hector, do Corpo de Bombeiros de Sergipe; Mário Damasceno Conceição, conselheiro da OAB-SE; e Roberval Leão, assessor parlamentar do Exército em Sergipe.

O Tenente Coronel José Fernandes Carneiro fez um breve contexto histórico do Exército, detalhando as missões, o funcionamento e a divisão administrativa da instituição geral e do 28º BC de Sergipe. “Nossa primeira estratégia é defender a pátria, com o Exército se mantendo forte para que nem sejamos ameaçados. Também garantimos os poderes constitucionais, como os de votação e apuração, a lei e a ordem, segurança nos grandes eventos, participação em operações de paz, cooperamos com o desenvolvimento nacional e a Defesa Civil e atuamos contra crimes na fronteira. Estamos divididos em oito comandos militares de área e somos cerca de 220 mil homens em condições de atuar contra as ameaças que existam ao nosso país. O Exército é respeitado da forma que é pela força de todos os que sustentam a nossa força. A família participa da instituição”, afirmou.

Subindo à Tribuna, o vereador Cabo Amintas elogiou o trabalho do Exército e destacou que a instituição tem uma preocupação em vários sentidos com todos os brasileiros. “A única inveja boa que tenho é de vocês; fui para a Polícia Militar em 1992 porque não consegui servir ao Exército. A esperança do povo está nos senhores. Vocês se preocupam com as famílias de todo os brasileiros. O Exército brasileiro está pronto para tudo. Tem gente que acha que as Forças Armadas só servem para guerra, mas estamos envolvidos com muito mais”, disse Amintas.

Também presente na Casa, o parlamentar Américo de Deus pontuou a necessidade de manter o Exército forte e unido em prol do desenvolvimento do Brasil. “O Exército tem braço forte para defender e mão amiga nas questões humanitárias. Temos que ter o braço firme do Exército para manter a ordem. Precisamos ter a visão bem ampliada. Não podemos deixar nosso Brasil de olhos fechados a estes assuntos”, declarou Américo.

Por fim, Elber Batalha falou sobre a importância da colaboração do Exército no equilíbrio institucional. Ele também destacou que há um reconhecimento hoje da população sobre o trabalho da instituição. “A grande função das Forças Armadas é, acima de tudo, garantir o processo e o funcionamento das instituições em prol da democracia. Em momentos obscuros da nossa história, as instituições cumpriram seu papel constitucional. O amadurecimento de entender esse papel só engrandece os senhores, e a maior prova disso é o reconhecimento que existe na maioria da população. Longa vida ao Exército Brasieiro!”, pontuou o autor do requerimento.

Além dos vereadores Elber Batalha, Américo de Deus e Cabo Amintas, o parlamentar Cabo Didi (sem partido) também esteve presente no Plenário, que esteve lotado de homens e mulheres do Exército.