CMA realiza Audiência Pública em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar
por Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
Sessão foi um pedido do vereador Eduardo Lima
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a pedido do vereador Eduardo Lima (Republicanos), realizou na manhã da última sexta-feira,18, uma audiência pública para comemorar o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, função criada em 1990, junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Essa é uma causa que resolvi lutar desde quando minha esposa, que foi conselheira tutelar em Salvador (BA), chegou em casa dizendo que foi ameaçada com uma arma na cabeça”, contou Eduardo Lima.
O objetivo do evento teve como foco abordar assuntos com base na história de lutas e conquistas pelos direitos do conselheiro tutelar, trazendo à luz temáticas da classe, sua funcionalidade pública, política e a qualificação da função perante ao Município.
“Cada papel nessa mesa (do Conselho Tutelar) é uma vida, fala da família, não é um simples papel e, por isso, tenho que ter o cuidado dentro do que diz o ECA, de como devo agir em situações. Eu posso, nesse sentido, colocar a vida dessa criança ou adolescente onde ele deve estar, ou colocar em situação de vulnerabilidade”, afirmou a conselheira Tutelar do 4° Distrito de Aracaju Kátia Santos.
No início da Sessão, Eduardo Lima e o presidente eleito da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) prestaram um tributo às conselheiras tutelares Iolanda Coelho Nascimento e Florisa Jurubeba Filha, na oportunidade foram entregues placas de homenagem aos familiares. “Estas conselheiras foram muito simbólicas. A gente tem que homenagear e agora reviver as lembranças e olhar para frente”, disse Vasconcelos.
Compuseram a Mesa, além de Eduardo Lima e Ricardo Vasconcelos, o promotor de Justiça da Infância e Juventude Dr. Fausto Valois, o delegado de proteção ao Menor, Ronaldo Marinho, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Natália Pereira Dalto, a secretária de Assistência Social, Simone Passos, a presidente da Comissão Nacional do Direito da Criança e Adolescente Dra. Glicia Salmeron e o presidente da Fundação Renascer e professor Welligton Mangueira.
Além deles, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) também participou da sessão.