CMA empossa nova Mesa Diretora para Biênio 2023/2024

por Agência Câmara Aracaju — publicado 02/01/2023 19h55, última modificação 03/01/2023 13h43
De forma inédita, em mais de 167 anos de história, Parlamento Municipal será conduzido por vereadores de primeiro mandato
CMA empossa nova Mesa Diretora para Biênio 2023/2024

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na tarde desta segunda-feira, 2, a solenidade de posse da nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 no Plenário da Casa Legislativa. O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) foi conduzido ao cargo de presidente da CMA, tendo, como vice-presidente, o vereador Fabiano Oliveira (PP); como 1º secretário, o vereador Eduardo Lima (Republicanos);  como 2º secretário, o vereador Binho (PMN) e, como a 3ª secretária, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania).

Em Sessão Especial, realizada em novembro do ano passado, a Mesa Diretora foi eleita com 23 votos favoráveis e uma abstenção. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD); o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT); o procurador-geral de Justiça, promotor de Justiça Manoel Cabral Machado Neto, Chefe do Ministério Público do Estado de Sergipe, entre vários vereadores, autoridades e familiares, prestigiaram o ato solene.

O vereador Nitinho (PSD), presidente da CMA entre 2017 e 2022, iniciou a Sessão Especial convidando o vereador Fabiano Oliveira (PP) para realizar a leitura  da ata da eleição da Mesa Diretora e do referido termo de posse. Logo em seguida, os integrantes da nova Mesa Diretora foram empossados, assinando o termo e ocupando os assentos na mesa do Plenário Vereador Abrahão Crispim.

"É um momento muito importante. Hoje encerra-se um ciclo. É um momento de muita alegria! Na vida, temos que nos dedicar, batalhar e acreditar. Desde os 11 anos,  vivia aqui no Centro da cidade e a vida foi me conduzindo a um caminho que eu tinha que chegar. Deus me deu muito: minha família e muitos amigos. Chegou a hora de distribuir", agradeceu Nitinho (PSD) ao fazer uso da Tribuna.

O vereador ainda ressaltou que ninguém acreditava que ele poderia ser presidente da CMA. "Saio daqui hoje agradecendo a todos que fizeram parte dessa história. Deus sabe que eu fiz o que pude e do meu jeito. Ricardo Vasconcelos é um jovem extremamente competente, de uma capacidade impressionante de comunicação e de convivência entre os vereadores. Botar um vereador de primeiro mandato como presidente é deixar História nessa Casa". Por fim, Nitinho (PSD) desejou boa sorte ao presidente empossado e agradeceu a todos os servidores e assessores da CMA.

Dando continuidade à Sessão Especial, foi exibido um vídeo em homenagem ao novo presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), contando a biografia do parlamentar e contendo também mensagens dos vereadores desejando felicitações no mandato à frente do Legislativo Municipal. Ricardo Vasconcelos (Rede) começou o seu discurso agradecendo a homenagem, ressaltando a emoção de ocupar a Tribuna nessa ocasião e saudando a presença dos vereadores e autoridades.

"Amor à minha terra, gratidão, respeito, empatia e vontade de trabalhar para a qualidade de vida dos munícipes desta cidade. Está aqui hoje como vereador de primeiro mandato e como presidente desta Casa é um fato e uma responsabilidade", enfatizou o presidente da CMA. Ricardo Vasconcelos (Rede) reafirmou o compromisso com o povo de Aracaju e agradeceu especialmente ao vereador Nitinho (PSD). "O trato com a coisa pública não pode ser diferente da condução que temos com as nossas vidas privadas", afirmou o vereador.

O presidente da CMA assinalou que, junto com os demais vereadores, fará da CMA uma instituição comprometida com os interesses da população. "A observância dos princípios constitucionais será prioridade. A CMA continuará sendo protagonista e sempre procurando o bem comum. Teremos responsabilidade, compromisso e lealdade com o povo de Aracaju.  Eu me comprometo em investir na capacitação dos servidores desta Casa, eles são os tesouros da Câmara. Contem sempre comigo!", enfatizou o parlamentar.

Para finalizar o discurso, Ricardo Vasconcelos assumiu o compromisso de colocar em primeiro lugar diversas áreas da administração pública como educação, saúde de qualidade, meio ambiente, valorização dos servidores, redução das desigualdades, dentre outras. "Por fim, me comprometo a fazer uma Gestão marcada pelo diálogo, pela responsabilidade e pelo bom senso", encerrou o presidente da CMA.

Mesa Diretora

De acordo com o Regimento Interno da CMA, a Mesa Diretora é um órgão da Casa Legislativa, que compete a representação do Poder e o exercício das funções diretiva, executiva e disciplinar dos trabalhos legislativos. Além disso, cabe à Mesa Diretora tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos; propor, privativamente, ao Plenário a aprovação do regulamento de seus serviços e promulgar Emendas à Lei Orgânica Municipal, Decretos Legislativos e Resoluções da Câmara Municipal de Aracaju.