Câmara concede título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Francisco Gualberto

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 22/05/2019 18h25, última modificação 22/05/2019 18h25

Foto: Gilton Rosas

O deputado estadual Francisco Gualberto recebeu nesta quarta-feira, 22, o título de Cidadão Aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenagem foi de requerimento do ex-vereador Emmanuel Nascimento e aconteceu no Plenário Legislativo.

Gualberto, que recebeu o título um dia antes de completar 63 anos, nasceu no Povoado Caípe Velho, em São Cristóvão. Ele veio para Aracaju em 1980, onde reside até hoje. Depois de trabalhar como porteiro e em obras, ele conseguiu aprovação em concurso para a antiga Fafen e participou da construção do Partido dos Trabalhadores (PT). Depois de concorrer ao Senado em 1994 sem sucesso, em 2000 foi eleito vereador por Aracaju, e em 2003 assumiu como deputado estadual (após ficar como suplente na eleição do ano anterior). Desde então Gualberto tem sempre conseguido a reeleição na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), cumprindo agora seu quinto mandato na Casa.

O deputado não escondeu a emoção e falou sobre a alegria em receber a homenagem. “Estou muito feliz e só me resta fazer agradecimentos. Nasci na primeira capital, e desde 1980 sou abraçado pela nova capital e por seu povo. Agradeço ao ex-vereador Emmanuel Nascimento, que fez a propositura quando estava nesta Casa, e à atual gestão, já que a pauta para recebimento deste título foi feita pelo vereador Nitinho, e atual presidente da CMA que está aqui. Já fui membro desta Casa, e para mim foi uma grande escola política, de aprendizado social e de convivência. Continuo cometendo erros como ser humano, mas aprendi muito aqui, tanto que da minha legislatura saíram vários deputados estaduais e federais. Foi uma conjuntura especial na minha vida. Hoje estou na Alese cumprindo meu quinto mandato, me sinto bastante feliz lá. Um título como esse mexe muito com a emoção da gente, é uma consagração que a Câmara está me dando”, afirmou.

Como a propositura foi do ex-vereador Emmanuel Nascimento, a CMA entregou a honraria em nome de seu presidente interino, Thiaguinho Batalha (PMB). Ele ressaltou a importância da homenagem e do trabalho de Gualberto pela população. “É uma justa homenagem. Francisco Gualberto tem muitos serviços prestados por Aracaju e por todo o Sergipe. Já passou por essa casa como um grande parlamentar, assim como é na Assembleia Legislativa com cinco mandatos. É um lutador pelo povo e por sua gente e recebe uma justíssima homenagem, a da honraria máxima de cidadão aracajuano”, disse Thiaguinho.

A Casa Legislativa contou com a presença de várias autoridades e amigos de Francisco Gualberto, que prestigiaram a solenidade em sua homenagem. Entre eles, estiveram presentes o prefeito em exercício Nitinho Vitale (PSD) e o governador Belivaldo Chagas (PSD).

“Quero parabenizar nosso amigo e ex-presidente dessa Casa, Emmanuel Nascimento, por ser o autor desta grande honra. Francisco Gualberto é uma pessoa querida por todos e que não foge do debate, é um cidadão de lado e tem a qualidade de um bom político. Sou um fã dele, Gualberto tem uma história de luta política ao lado dos trabalhadores, tanto que está em seu quinto mandato reconhecido pelo povo de Sergipe. Que ele possa receber e se aproveitar bastante deste título, até porque ele é tardio e já deveria ter sido entregue há muitos anos. Ele acredita e veste a camisa de Aracaju e do nosso estado, estamos fazendo hoje uma grande homenagem ao novo cidadão aracajuano”, declarou Nitinho.

“Ele é um cidadão que tem lutado muito por Sergipe e fiz questão de estar presente nesta solenidade. É um reconhecimento por tudo que ele tem feito, principalmente por Aracaju”, pontuou o governador Belivaldo.