CMA concede Título de Cidadania à Maria do Carmo, Luciana Déda e Rosa Geane
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), concedeu Título de Cidadania Aracajuana à Maria do Carmo Déda, Luciana Cândida Déda e Rosa Geane Nascimento. Os autores dos títulos foram Vinícius Porto, Jason Neto (in memoriam) e Professor Bittencourt, respectivamente. As comendas foram entregues pelos vereadores Fabiano Oliveira (PP), Professor Bittencourt (PDT) e Emília Corrêa (Patriota), e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 06, no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe
O vereador Fabiano Oliveira, disse que esse momento é de felicidade para a CMA em entregar essas honrarias. “Sem sombra de dúvidas a Câmara Municipal de Aracaju tem essa felicidade e essa alegria nesse momento. Tudo começou através da autoria do vereador Vinícius Porto, do ex-vereador Jason Neto e também do vereador Professor Bittencourt que, pudemos ter um momento tão gratificante e tão importante para o povo de Aracaju e acima de tudo pra justiça. São três brilhantes mulheres que enaltecem o trabalho dentro da capital sergipana. Esse trabalho tem que ser reconhecido e valorizado pelo nosso Parlamento Municipal”, destacou.
A Juíza Rosa Geane do Nascimento falou que se sente muito honrada em receber esse título. “É um momento de muita honra, prazer e alegria. Eu já vivi mais tempo em Aracaju do que na minha terra natal, Estância, que eu amo. Então, eu adotei Aracaju quando eu vim pra cá fazer faculdade, ainda na pós-adolescência, e, aqui, eu fiz história. Eu eu me sinto muito acolhida por Aracaju e me sinto muito feliz por fazer parte dessa cidade”, ressaltou.
O vereador Professor Bittencourt revelou que as três novas cidadãs são inspirações para outras mulheres. “Há um simbolismo no fato de serem três mulheres, uma vez que as mulheres estão cada vez mais empoderadas, cada vez mais ocupando espaços de liderança e de representação importante. Essas três mulheres representam muito disso e são inspirações para que as outras mulheres se mirem, e que amanhã também possam ocupar os espaços de liderança política, institucional, e jurídica que essas figuras ocupam”, pontuou.
Luciana Déda, advogada, disse que só tem a agradecer por essa honraria. “Esse é um sentimento que é até difícil de descrever, dessa cidade que eu tanto amo. Foi aqui que eu me tornei mãe, que exercitei o papel de filha, de irmã, de cidadã. Nesse momento, eu só tenho que agradecer por essa horária, e, eu só tenho a agradecer ao povo de Aracaju, aos vereadores que votaram por unanimidade para que nós recebêssemos esse título tão importante”.
A vereadora Emília Corrêa falou que essa entrega de honrarias foi merecida. “Todas são merecedoras, tem relevantes serviços prestados em Aracaju, por muito tempo, serviços de relevância e a gente fica muito feliz de tá aqui prestigiando. O título vem justamente reconhecer o trabalho dessas mulheres que tanto fazem por nossa cidade. É tão emocionante quandovocê não é daquela terra, mas você se torna daquela terra, porque você é coroado com essa honraria”, destacou.
A Advogada Maria do Carmo Déda disse que o sentimento de receber o título é de gratidão. “O sentimento é de gratidão por receber o título, gratidão por tudo que a cidade de Aracaju me proporcionou. Eu tenho muito amor por essa cidade e só tenho a agradecer por essa honraria”, finalizou.
As homenageadas
A Juíza Rosa Geane Nascimento é Titular da Vara da Infância e da Juventude de Aracaju desde 2009. Nasceu em Estância (SE) e formou-se em Letras e Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho (RJ).
Luciana Cândida Déda, nasceu em Simão Dias e é graduada em Direito pela Universidade Tiradentes – Unit. Luciana possui um largo histórico na atuação da advocacia Civil e Trabalhista e desde 2019 está a frente da Fundação de Saúde Parreiras Horta - FSPH
Maria do Carmo Déda Chagas de Melo, nascida em Simão Dias, é Pedagoga, Advogada e curadora de arte.Formada em pedagogia pela UFS, com habilitação em magistério do 1º e 2º graus e supervisão escolar de 1º e 2º graus. Possui formação também em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNIT. Exerceu diversos cargos na área jurídica e hoje em dia atua como curadora de arte do projeto Quinta Juriscultural do Memorial do TJSE e empreende projetos e ações como facilitadora de conflitos menos e mais complexos da Justiça Restaurativa.