CMA concede título de Cidadã Aracajuana à coronel Maristela Xavier dos Santos

por Agência Câmara de Aracaju — publicado 03/08/2023 18h57, última modificação 03/08/2023 18h57
A militar do Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE) foi homenageada, nesta quinta-feira, 3, por proposta de iniciativa do vereador Eduardo Lima (Republicanos)
CMA concede título de Cidadã Aracajuana à coronel Maristela Xavier dos Santos

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu, na tarde desta quinta-feira, 3, o título de Cidadã Aracajuana à Maristela Xavier dos Santos, primeira mulher coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. A condecoração, de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos) e aprovada por unanimidade, aconteceu em sessão solene no Plenário Vereador Abrahão Crispim, da CMA.

O vereador Eduardo Lima fez questão de destacar o trabalho da coronel em defesa do povo sergipano e, em especial de Aracaju. "Hoje, conceder à Maristela essa propositura, aprovada de forma unânime, é poder dizer que Aracaju está reconhecendo a cidadã, a militar, mas sobretudo o ser humano de uma forma ímpar, dando a ela o direito de ser chamada de cidadã aracajuana", afirmou.

O vereador Soneca (PSD) parabenizou o vereador Eduardo Lima pela iniciativa e revelou que conheceu a homenageada na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT). "Maristela é sinônimo de sucesso. É a primeira mulher a alcançar o posto de coronel e ocupar o cargo de subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar. É um espelho para muitas pessoas", frisou o parlamentar.

A coronel Maristela Xavier, em sua fala, relembrou sua trajetória de vida e profissional e disse feliz pelo reconhecimento da Casa do Povo. "Sou muito honrada de ter sido tão bem recebida nesta terra. Aqui construí família, fiz minha trajetória profissional e tenho grandes amigos. Minha gratidão a Aracaju por tudo que essa cidade representa em minha vida. Grata também ao pastor Eduardo por essa indicação que hoje recebo", agradeceu a militar.

A Mesa foi composta, além dos vereadores Eduardo Lima e Soneca e da homenageada, pelo presidente da Associação dos Oficiais Superiores da PM e do CBM, coronel da reserva Carlos Magno de Oliveira; pelo procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior;  pelo representante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, capitão Lopes; e pelo subcomandante-geral da PM, coronel Carlos Rolemberg.

Homenageada

Filha de pai sergipano, Manoel Xavier dos Santos, e mãe baiana,  Maria das Graças da Silva dos Santos, veio ainda pequena da cidade do Rio de Janeiro, onde nasceu, para Aracaju. Maristela tem dois irmãos, Márcio e Marcelo.

Incentivada pela família, passou no concurso para formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Cursou publicidade e direito. Em 2023, Maristela alcançou o último posto da carreira militar, sendo a primeira mulher coronel da corporação em 102 anos. Atualmente é subcomandante-geral do CBMSE.

A condecorada atuou em diversas funções dentro do CBMSE e em outros órgãos do estado. É coautora do livro "Empreendedoras da Lei Sergipe" e atualmente fas mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento com ênfase em Segurança Pública, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Maristela é casada com Danilo Almeida e mãe de Maya.