CMA celebra Dia da Mulher com Sessão Especial

por Viviane Cavalcante — publicado 09/03/2020 13h03, última modificação 09/03/2020 13h03
CMA celebra Dia da Mulher com Sessão Especial

Foto: César de Oliveira

Nesta segunda-feira, 9, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O encontro foi de iniciativa do presidente da CMA, Nitinho (PSD) e aconteceu no Plenário da Casa. O vereador Seu Marcos (PHS), 3º secretário da Casa Parlamentar, também participou do evento.

Afim de homenagear as mulheres, Nitinho apresentou um vídeo com depoimentos de mulheres Forças Armadas. O parlamentar ressaltou a importância de celebrar a data e de firmar parcerias com entidades como Tribunal de Justiça de Sergipe para promover ações de combate à violência contra a mulher. "É importante se discutir sobre esse assunto todos os dias. São casos graves de violência doméstica que precisam de atenção", destacou. O parlamentar disse ainda que muitas mulheres se veem presas em relacionamentos abusivos e algo precisa ser feito.

Seu Marcos parabenizou Nitinho pela sensibilidade de promover essa Sessão Especial e aproveitou para falar da necessidade de dar atenção aos casos de violência contra a mulher. “Nós vereadores e poder público somos responsáveis por políticas públicas para quem mais precisa”, destacou. O parlamentar é autor da Lei nº 5.195/2019 que torna obrigatório o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju.

A juíza e coordenadora da mulher no Tribunal de Justiça de Sergipe, Rosa Geane Nascimento Santos, foi convidada para abordar sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Temos um trabalho de acolher as mulheres em situação de violência doméstica. Estamos lutando para mudar essa realidade”, disse.

O pronunciamento da juíza foi para apresentar dados de crimes que acometem mulheres e ações que estão sendo feitas pela Coordenadoria da Mulher para tentar coibir esse tipo de crime. “O Brasil é o 5º país do mundo em homicídio feminino e esse dado é vergonhoso”, enfatizou da Tribuna. Entre as ações que estão sendo feitas estão programas e projetos (trabalho com escolas promovendo palestras, Projeto Viver Família, Programa Interior em Rede, Projeto Meu Alvo é Paz e Reconectando com o Social). Por fim, Rosa Geane disse que sua vinda à CMA é também para estreitar laços e firmar uma parceria com a Câmara Municipal de Aracaju e também apresentar o que tem sido feito de trabalho.

A assistente social e representante do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, Adriana Lohanna, ocupou a Tribuna para falar da importância de se discutir as relações de gênero nas escolas. Para ela, início de todo o processo começa na formação das crianças.

A representante da Coordenadoria da Mulher no Estado, Valdilene Oliveira, parabenizou as mulheres pela data, mas lamentou a sobrecarga existente às mulheres. ”Essa situação é também uma violência que deve ser combatida”, reforçou. Ao final da sessão foi aberto o espaço para a fala de participantes presentes no encontro.