Cirurgiões-Dentistas são homenageados na Câmara

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2017 13h45, última modificação 30/10/2017 15h15
Cirurgiões-Dentistas são homenageados na Câmara

Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 30, aconteceu uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na ocasião, foram homenageados os cirurgiões-dentistas pela passagem do seu dia, comemorado no último dia 25. A Sessão foi de autoria do vereador Dr. Gonzaga (PMDB), que presidiu a sessão, que contou com a participação do vereador Américo de Deus (Rede) e ainda recebeu representantes do Conselho Regional de Odontologia.

Dr. Gonzaga explicou que a ideia de homenagear os dentistas veio como parte da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, criada pela Lei 3.764, de 8 de fevereiro de 2010, de autoria do parlamentar. “Convidamos os representantes do CRO-SE para homenagear todos os dentistas, que todos os anos, desde 2010, fazem um excelente trabalho para prevenir e detectar o câncer de boca”, disse o vereador.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Anderson Lessa Siqueira, agradeceu pela realização da sessão solene e explicou o papel do cirurgião dentista para a prevenção ao câncer de boca. “Em todo mês de outubro, nós desenvolvemos ações voltadas para a detecção precoce da doença, com a capacitação de profissionais que trabalham na rede pública e também divulgando para a população a importância de buscar o dentista regularmente”, explicou.

O conselheiro do CRO-SE, Christiano Gaujac, também compôs a mesa e, na tribuna, também agradeceu a homenagem e felicitou os demais colegas de trabalho e aproveitou para explicar um pouco da história da odontologia no Brasil. “Nossa classe é formada por pessoas que se dedicam de corpo e alma para oferecer sempre qualidade no atendimento”, comentou.

O cadeirante Samuel de Oliveira Silva foi assistir à Sessão Especial e compartilhou com os presentes sua história. Ele ficou em coma durante seis meses em uma Unidade de Terapia Intensiva e, depois desse período, quando voltou do coma, seus dentes estavam estragados devido à falta de cuidados. O assunto tratado pelos representantes do CRO-SE que explicaram que há, em Brasília, um projeto de lei que obriga a presença de cirurgiões dentistas em UTIs. “A presença desse profissional ajuda a diminuir o tempo de estadia da pessoa na UTI, pois evita que apareçam mais doenças e complicações para o paciente”, explicou Anderson Lessa Siqueira.

Samuel ainda lembrou as dificuldades para quem frequenta e quem trabalha nos postos de saúdes. “Há profissionais e bom atendimento, mas falta estrutura e equipamentos necessários para o trabalho”, disse.

O vereador Américo de Deus (Rede) também usou a tribuna para elogiar o trabalho do CRO-SE em relação à prevenção ao câncer bucal. “É mais uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção de doenças”, afirmou o parlamentar, que finalizou cobrando mais investimentos na saúde e na estrutura oferecida aos profissionais.