Casos de raiva humana: Paquito alerta para os cuidados com a doença.

por Lenaldo Severiano, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Casos de raiva humana: Paquito alerta para os cuidados com a doença.

Foto: Gilton Rosas

O Vereador Paquito de todos usou a tribuna da câmara municipal de Aracaju no pequeno expediente, para falar de um assunto que vem chamando muita atenção. A raiva humana que está fazendo vítimas em outros estados, o caso mais recente é de um jovem de 18 anos, que adquirir raiva humana através de um arranhão de um felino, no Distrito Federal,  o paciente encontra-se em estado grave na unidade de terapia intensiva.

A raiva humana é doença e infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o humano. A transmissão acontece a partir do contato com a saliva do animal infectado, que penetra no organismo humano, através da pele ou mucosas, após a mordida ou arranhão. “Precisamos ter muito cuidado com as crianças e adolescentes, para que não seja a próxima vítima, a vacinação antirrábica de cães e gatos é essencial para que doença seja erradicada”, pontuou o vereador.

Em seu discurso Paquito ainda comentou sobre os altos índices de proliferação do vírus que causam a dengue, chikungunya e Zika vírus, e os cuidados que devem ser tomados pela população. “A luta é de todos, não só da prefeitura, cada cidadão tem que fazer sua parte. A limpeza de quintais, terrenos baldios e lugares que possam acumular água parada tem que ser realizada com frequência” afirmou Paquito.