Capitão de Fragata apresenta as ações da Marinha na CMA

por Danilo Cardoso — publicado 13/06/2018 12h30, última modificação 13/06/2018 12h56
Capitão de Fragata apresenta as ações da Marinha na CMA

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu nesta quarta-feira, 13, o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Alessandro Black, que realizou um pronunciamento em comemoração aos 130 anos da Batalha Naval do Riachuelo, além de apresentar um balanço das ações desenvolvidas pela Marinha em Sergipe.

Com o tema "Quanto vale uma vida? Segurança da navegação: quem valoriza a vida, respeita!", o comandante fez um apanhado geral de sua gestão à frente da instituição como o projeto Forças no Esporte, onde oferecem esporte, lazer e cultura para estudantes da Escola Municipal Bebé Tiúba; a limpeza e conservação do meio ambiente; o Projeto Encontro, parceria com o Tribunal de Justiça; e a interação com a sociedade civil.

Para reforçar seu discurso, o capitão de fragata apresentou no painel da Casa Legislativa vídeos que apresentavam a reportagens sobre o trabalho da Marinha. “Executamos durante o verão a campanha de segurança nos rios, mas, devido ao grande número de frequentadores e praticantes de esportes náuticos em Sergipe, estendemos estas ações durante todo o ano”, disse o comandante Alessandro Black.

Ressaltando o bom ensinamento realizado pela Marinha na execução dos seus projetos, o vereador Américo de Deus (Rede) destacou que “os bons ensinamentos deve ser seguidos a exemplo do cuidar das crianças através da prática do esporte, que visa inserir e dar novas oportunidades para os mais carentes”.

Ressaltando um pouco a história do surgimento de Aracaju, o vereador Iran Barbosa (PT), destacou que a Marinha faz parte de tudo isso. “Aracaju foi uma cidade criada para ter um sonho realizado, que era ter um porto para trazer e escoar riquezas. Fico feliz de vê o cuidado da Capitania dos Portos com tudo isso. Aracaju tem um grande potencial para esportes náuticos e acho que a Marinha poderia ser a propulsora disso”.

O trabalho executado em favor das crianças foi destacado pela vereadora Emília Corrêa (Patriota). “De tudo que vi aqui hoje, o que recordo e destaco é o trabalho junto das crianças ensinando sobre o meio ambiente. Quando a criança disse no vídeo que não imaginava que teria tanto lixo no leito do rio é a certeza que ele será um grande preservador da natureza”.

O vereador Cabo Amintas (PTB) ressaltou a importância militar da Marinha. “Todas as vezes que a Marinha vem aqui, na Câmara Municipal de Aracaju, fico feliz porque vejo a representação militar que toda a sociedade necessita. Espero que um dia Sergipe tenha uma escola da Marinha igual como existem em outros estados”.

A interação com a sociedade foi destacada pelo vereador Elber Batalha (PSB) durante seu pronunciamento. “Parabenizo a Marinha pelo trabalho de interação com a comunidade e fico convicto que toda instituição tem que entender é que o grande trabalho é dialogar com todos. O capitão Black tem demonstrado que essa interação é possível e com isso tem formado valores nas crianças”.

O líder do prefeito na CMA, vereador Professor Bittencourt (PCdoB), frisou que as instituições militares são o braço forte para a manutenção da democracia. “Quero dizer da importância das forças armadas como um braço fundamental para a manutenção da democracia brasileira e por isso parabenizar todo trabalho e o respeito pela Marinha e de todas as forças armadas. Parabenizo também o trabalho da Capitania dos Portos de Sergipe focado na educação”.

Comentando da felicidade de ser "Amigo da Marinha", o vereado Vinicius Porto (Dem) falou. “Tive a felicidade de ser Amigo da Marinha, por isso manifesto aqui, em público, toda emoção de ter recebido esta honraria. Hoje aprendemos um pouco mais do trabalho daCapitania dos Portos de Sergipe”.

O vereador Zezinho do Bugio (PTB) solicitou uma parceria entre a Marinha e a Polícia Militar. “Parabenizou pelas ações da Marinha no estado e no trabalho direto com as crianças. A Polícia Militar tem um programa chamado Proerd, que faz um trabalho de conscientização das crianças sobre os efeitos das drogas e espero que as duas instituições façam uma parceria”.

Revelando seu sonho de infância de ser marinheiro, o vereador Carlito Alves (PRB) destacou. “Quando era criança sonhava em ser marinho e não busquei porque tive que trabalhar bastante para ajudar minha mãe a conseguir o alimento. Hoje, estou feliz por saber do cuidado da Marinha com as crianças”.

O presidente da CMA, Nitinho (PSD), afirmou que os projetos sociais executados pela Marinha são uma benção. “Projetos sociais só executam quem gosta e quem tem amor ao próximo e vossa excelência é uma pessoa abençoado que trabalha para a melhoria de vida dos mais carentes”.