Camilo protocola PL que incentiva merenda escolar com produtos orgânicos

por Abrahão Crispim — publicado 10/04/2019 10h41, última modificação 10/04/2019 10h41
Camilo protocola PL que incentiva merenda escolar com produtos orgânicos

Foto: Gilton Rosas

Dando início ao Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, 10, o vereador Camilo Lula (PT) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para avisar que protocolou na Casa um Projeto de Lei que visa incentivar a rede municipal de ensino a colocar merenda escolar com produtos orgânicos.

Através desta proposta, o parlamentar busca evitar o ganho de peso excessivo na primeira infância e entre crianças e adolescentes, reflexos da mudança de estilo de vida e dos maus hábitos alimentares adotados nas escolas. “Os agrotóxicos possuem substâncias cancerígenas, podem afetar a taxa de fertilidade, causar problemas respiratórios, gerar distúrbios de tireoide, desenvolver problemas de ordem neurológica e sintomas de intoxicação, citou”.

Dando prosseguimento ao seu pronunciamento, Camilo ressaltou que a porta de entrada para muitas pessoas que querem aderir a um estilo de vida mais saudável é a caminhada. “É um exercício físico, de baixo impacto e que envolve grandes grupos musculares. Dessa forma, promove uma melhora no sistema cardiorrespiratório, desenvolvimento de uma estrutura muscular mais forte e resistente e ajuda no fortalecimento de ossos, muito importante para prevenção de osteoporose”.

Por fim, Camilo Lula lembrou que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em 2017, projeto de lei na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, que exige o banimento, no município, de toda importação, produção e comercialização de 14 tipos de agrotóxicos já proibidos em vários países.