Camilo Lula participa de Plenária História em defesa da UFS

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/05/2019 12h15, última modificação 06/05/2019 12h15
Camilo Lula participa de Plenária História em defesa da UFS

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira (03.05), o vereador Camilo Lula participou de Ato Unificado em Defesa da Universidade Federal de Sergipe. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFS (Sintufs) e pela Associação dos Docentes da UFS (Adufs), o ato reuniu toda a comunidade acadêmica: alunos, professores e comunidade externa, para debater e encaminhar ações frente ao ataque do Governo Bolsonaro à Educação Pública.

O ato foi motivado após entrevista na GloboNews onde ministro da Casal Civil Onyx Lorenzoni divulgou dados equivocados e distorcidos sobre a produção acadêmica da Universidade Federal de Sergipe -UFS, com o objetivo de justificar o corte de verbas na Educação Superior.

O vereador Camilo Lula destacou “fui aluno de escola pública do ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação, sei da importância dessas instituições para a sociedade. Devemos nos unir para defender a Universidade Federal de Sergipe”, o parlamentar concluiu “a Universidade Pública é um patrimônio de todos não podemos aceitar que qualquer Ministro desmoralize tantas conquistas através da divulgação de dados falsos e mentirosos, não compactuaremos com a privatização do ensino público”.

A professora aposentada Claudete Sales fez questão de comparecer ao espaço e demarcar posição. "Nunca na minha vida pensei que ia voltar pra uma assembleia na UFS, mas aqui estou. A gente se aposenta da Universidade, mas o carinho e o respeito ficam. Vamos pra batalha, não perco mais uma assembleia". A estudante de Artes Visuais da UFS Lauremberg Santana se emocionou ao relatar uma briga familiar envolvendo a defesa da educação pública. "Se defender a UFS é virar vagabundo, eu sou vagabunda e com orgulho".

Estiveram na mesa do ato Wagner Vieira Coordenador Geral da Adufs, Professor Romero Venâncio, Professora Iara Campelo Vice-reitora, professor Saulo Silva presidente da Adufs. Participaram também representações da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), coletivo Afronte! movimento "Em Frente" , Sindiscose, Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil), Artes Visuais (Cenarte), Letras (Cales) e Diretório Livre de Geografia (Daligeo).