Camilo homenageia sociólogos, mas lamente MP que extingue o registro profissional da categoria

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 11h10, última modificação 19/12/2019 11h10

Foto: César de Oliveira

No último dia 10 de dezembro foi comemorado o Dia do Sociólogo. A data é celebrada em alusão à sanção presidencial que, em 1980, reconheceu a profissão de sociólogo no Brasil. O vereador Camilo Lula (PT), sociólogo de formação com mestrado na área, parabenizou os colegas da sua área, mas lamentou a medida provisória de número 950 (MP 950) do presidente Jair Bolsonaro que cria o que ele chama de “Programa Verde e Amarelo”.

De acordo com a MP as profissões de sociólogo, jornalista, publicitário, radialista, atuário, arquivista, músico, estatístico, secretário, aeronauta, químico, corretor de seguros e guardador e lavador de carros passarão a não terem mais a obrigatoriedade de registro profissional, as duas últimas, inclusive, terão a regulamentação extinta.

Camilo explica que se trata de mais uma medida absurda do atual presidente e que isso prejudicará milhares de trabalhadores e de trabalhadores. “Isso significa que o Estado Brasileiro passa a permitir o exercícios dessas importantes profissões de maneira irresponsável, por pessoas não habilitadas e isso prejudica não só esses trabalhadores que ficarão sem seus registros, como toda a sociedade que não terá garantia nenhuma que recebem esses serviços de profissionais capacitados”, conclui o parlamentar.