Câmara recebe taxistas para discutir utilização do corredor da Hermes Fontes
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu nesta quarta-feira, 23, uma comissão de taxistas para discutir a possibilidade de permissão de uso do Corredor de Transporte Público da Avenida Hermes Fontes por veículos integrantes da frota de transporte público individual por táxi na capital.
Atualmente a cidade conta com quatro corredores (Beira Mar, Augusto Franco, Centro/Jardins e Hermes Fontes), que começaram a entrar em funcionamento no dia 11 de agosto. Enquanto nos três primeiros é permitida a circulação de automóveis em dias e horários preestabelecidos, no corredor da Hermes Fontes as faixas são exclusivas para os ônibus em tempo integral.
De acordo com o representante dos taxistas, João Batista Soares da Silva, o pleito busca facilitar a vida da população e dos profissionais que atuam fazendo o transporte de passageiros.
“O tratamento que estamos recebendo hoje é o mesmo que o de um carro normal. Então qual o sentido de um cidadão utilizar o táxi, já que ele gastará o mesmo tempo para chegar ao seu destino? Se os nossos veículos também puderem utilizar esse corredor, as pessoas serão incentivadas a deixar seus carros em casa. Ficamos felizes por termos sido recebidos aqui e reconhecemos o empenho dos parlamentares na defesa da nossa causa”, afirmou o profissional.
Projeto de Lei
Durante a conversa com os profissionais, o vereador Fabiano Oliveira (PP) informou que protocolou um projeto de lei para tentar regularizar a questão. Seguindo o modelo adotado em capitais como São Paulo, a proposta, caso aprovada pelo Parlamento e sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, permitirá a utilização de todos os corredores pelos táxis, desde que estejam transportando passageiros.
Caberá aos órgãos municipais competentes estipular os dias, formas de utilização e fiscalização do uso das faixas, de modo a priorizar o transporte público coletivo.
“Ao apresentar o projeto, estamos buscando começar o debate em torno dessa questão. Na próxima segunda-feira, às 11h, está agendada uma reunião entre o superintendente da SMTT, os vereadores e uma comissão de taxistas para tentar resolver o problema. É a Câmara cumprindo o seu papel para ajudar a população aracajuana”, explicou Fabiano Oliveira.
De acordo com o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (Rede), o parlamento municipal vai atuar para solucionar os problemas enfrentados pelos taxistas. “São pais de família que todos os dias estão buscando auferir sua renda de forma honesta, digna e não podemos deixar de ouví-los. Paramos as nossas atividades para entender essas reivindicações e agora vamos dar andamento ao debate para que possamos construir um diálogo com a prefeitura”.
Ainda segundo o presidente, será analisada a forma mais adequada para viabilizar uma solução. “Temos que enxergar o taxista como um integrante de um sistema, assim como os motoristas de transporte de aplicativo, de transporte escolar. Vamos ver qual o mecanismo mais adequado para resolver isso, se é provocando o Executivo para que ele encaminhe um projeto de lei ou se aprovaremos a proposta do vereador Fabiano Oliveira. A Câmara não foge de nenhuma problemática que aflige o povo. Independentemente de qualquer tipo de desgaste político, vamos apoiar essa luta dos taxistas”, reforçou Ricardo Vasconcelos.