Câmara promove Sessão Especial em homenagem ao Dia da Bíblia

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Câmara promove Sessão Especial em homenagem ao Dia da Bíblia

Foto: Agência Câmara Aracaju

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu na manhã desta segunda-feira, 5 de dezembro uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Bíblia. o Requerimento 82/2022, de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar Evangélica da Casa Legislativa, que também é composta pelos vereadores Fábio Meireles (PSC), Emília Corrêa (Patriotas), Ricardo Marques (Cidadania) e Pastor Diego (PR). Estiveram presentes à Sessão Especial representantes de diversas religiões cristãs.

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica da CMA e autor do Requerimento para realização da Sessão especial, vereador Eduardo Lima, ressaltou a importância da bíblia na vida das pessoas e enalteceu o caráter transformador da palavra de Deus. "A bíblia é um livro vivo. O leitor que se encontra em sofrimento e decadência quando acessa esse livro, consegue mudar a sua vida de dentro para fora. A bíblia é um livro diferenciado, por isso é perseguido em alguns países e sociedade. Frente Parlamentar Evangélica traz a mensagem de vida e a Casa do Povo celebra hoje o Dia da Biblía para toda sociedade aracajuana".

O vereador Fábio Meireles, que é membro da Igreja Evangélica Verbo da Vida, destacou que na Câmara de Aracaju é feita a leitura de versículos bíblicos antes de toda votação das pautas, além de destacar também a convergência de pensamentos entre os parlamentares evangélicos. "Isso nos dá um alento quando vamos iniciar as votações e os embates políticos aqui dentro desta Casa. Essa palavra cura, liberta e transforma. Estamos divididos aqui como oposição e situação, mas em vários momentos, estamos aqui como irmãos em Cristo. Esquecemos que somos opositores, cumprindo nossa obrigação no amor e no temor ao que fomos chamados", salientou.

Emília Corrêa disse que a responsabilidade de ser cristã e leitora da bíblia precisa ser colocada em prática. "A bíblia não ficou para trás em época nenhuma. Acontecesse o que fosse, os cristãos davam um jeito de colocar ela em voga. Um livro que está hoje de forma tão acessível a todos, precisa ser lido e falado mais, e, principalmente, praticado ainda mais, não só no ambiente das igrejas. Precisamos testemunhar onde quer que seja e eu tenho esta obrigação aqui nesta casa. Que possamos estar vivenciando a leitura da bíblia todos os dias de nossas vidas".

A representante do vereador Pastor Diego, pastora Camila Fortunato, disse que 2023 será um ano difícil para os cristãos. "O ano que se aproxima será um ano desafiador para que princípios sejam mantidos. Clamo para que a Frente Parlamentares Evangélica de Aracaju e de todo Brasil lutem por esses princípios e não abram mão dele em 2023. Convido os senhores parlamentares a conhecerem a bíblia, é nessa palavra que estão as leis que regem a nossa Constituição Federal. Agradeço também ao presidente Jair Bolsonaro por ter sido o representante que mais respeitou a bíblia e a palavra de Deus", parabenizou o presidente.

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) falou que se sentiu extremamente representado com a Sessão Especial na CMA. "Estou muito feliz em estar aqui participando desta sessão porque representa exatamente quem a gente é. A bíblia é nosso livro por excelência e como transformou a minha vida. Foi escrita por 40 homens em épocas diferentes que, através do espírito santo, até hoje transforma almas. A Bíblia é nossa regra de fé e vida. Sigo a Deus desde os meus 17 anos", disse.

Convidados
O Pastor Gerson Vilas-Bôas, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil em Sergipe (SBB/SE) disse estar honrado pela realização da Sessão Especial na CMA. "Essa Câmara se abre para mostrarmos essa palavra. Somos eternamente agradecidos a Deus pela mensagem desta palavra", discursou. Rose Anne Almeida, representante da Igreja Quadrangular de Sergipe, disse ser "um prazer estar aqui na Câmnara celebrando a palavra que cura, liberta e salva. Essa verdade é nosso Deus, Jesus. Através desta palavra nós temos vida abundante e que nos levará à eternidade".

Para o Padre Marcelo Conceição, pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, essa Sessão Especial, conjunta com várias religiões, é motivo de celebração. "Para mim é motivo de muita alegria estar aqui buscando viver a unidade: Cristo é a unidade. Há diferentes carismas, mas apenas um espírito nos congrega. A palavra de Deus certamente nos alcançou, com referências significativas. Cristo é a nossa esperança. Que bom que podemos estar hoje aqui congregando como irmãos, num encontro de equilíbrio. Quem não se dá a oportunidade de construir pontes, jamais vai entender o convite de Jesus de amar ao próximo como a si mesmo", acredita.

Jorge Abreu, pastor presidente da Igreja Evangélica Shalom e presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe (UMESE) disse que "uma sessão como esta muito nos honra, porque honra a Deus. A fé dos cristãos seria o nosso 6º sentido. Estamos aqui dando honras a Deus. A bíblia na mão de um homem e de um parlamentar muda o rumo das coisas. Feliz a nação cujo o Deus é o Senhor". Já o responsável pelo trabalho da União de Igrejas Evangélicas em Segipe (UNIGREJAS), Gilmar Romano, destacou a importância da bíblia na vida de cada um dos presentes à sessão. "Todos que estão aqui foram salvos de alguma forma pela leitura da palavra de Deus", afirmou.

Dia da Bíblia para os católicos (30 de setembro)
“Os católicos celebram o dia da Bíblia em 30 de setembro, em coincidência com a memória de São Jerônimo, que foi o tradutor da Bíblia para o latim. Sua obra é conhecida com o nome de Vulgata.” Ele viveu no final do século IV, fez a tradução em uma das grutas anexas a do nascimento de Jesus em Belém, e esta tradução foi à Bíblia oficial da Igreja católica durante muitos séculos. No Brasil, além desse dia, os católicos dedicam, em modo especial, o mês de setembro de cada ano à leitura e estudo da Palavra de Deus. Para este ano somos convidados a ler e estudar o Evangelho de Marcos este será o livro de estudo do Mês da Bíblia 2012 a ser utilizado nas comunidades Já é do nosso conhecimento o tema do mês da Bíblia 2012: "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos" e o lema é "Coragem! Levanta-te! Ele te chama" (Marcos 10,49). (Fonte: abibliblia.org)

Dia da Biblia para os protestantes (segundo domingo de dezembro)
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. (Fonte: sociedade Bíblica do Brasil).