Câmara promove debate sobre situação do trânsito em Aracaju

por Wellington Amarante, Agência Câmara Aracaju — publicado 05/10/2023 15h30, última modificação 05/10/2023 16h33
Superintendente da SMTT, Renato Telles, esteve no Parlamento respondendo os questionamentos dos parlamentares
Câmara promove debate sobre situação do trânsito em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu nesta quinta-feira, 5, durante a Sessão Ordinária, um debate sobre o trânsito da capital. O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles, foi convidado para responder os questionamentos dos parlamentares e apresentar as políticas que estão sendo desenvolvidas pelo órgão.

Um dos pontos mais questionados pelos vereadores foi a falta de campanhas educativas de trânsito na capital. Para Elber Batalha (PSB), apesar da existência desse tipo de iniciativa, elas não cumprem o seu objetivo, o que demonstra uma falha de comunicação com os cidadãos. O tema também foi destacado por Emília Corrêa (Patriotas), ressaltando que diversas mortes estão sendo registradas por negligência do órgão de trânsito.

Em resposta, o superintendente Renato Telles indicou que foram realizadas 240 ações educativas no ano passado e somente este ano já foram promovidas outras 290 junto a pedestres, ciclistas e motoristas de ônibus.

Outro ponto bastante questionado foi a falta de transparência em relação aos valores arrecadados com as multas de trânsito. Segundo o vereador Isac Silveira (PDT), desde 2020 mais de R$ 60 milhões já foram destinados aos cofres do órgão por conta de infrações cometidas pelos motoristas, o que demonstra que a ausência de ações para solucionar os problemas no trânsito da cidade não tem relação com a falta de recursos financeiros.

O gestor da Superintendência de Trânsito ressaltou que todos os valores arrecadados são aplicados na sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e campanhas educativas.

Os parlamentares também cobraram a falta de respostas para as indicações e requerimentos feitos pela Câmara à SMTT. O Pastor Diego (PP) destacou que 41 pedidos feitos por ele não foram respondidos. Eduardo Lima (Republicanos) cobrou uma solução para o problema, pois outros 16 pedidos de sua autoria também ficaram sem qualquer resposta.

Os números foram questionados por Renato Telles, reforçando que todas as solicitações dos vereadores receberam algum tipo de resposta por parte do órgão de trânsito. Ele garantiu que está atento às cobranças e que irá procurar dar ainda mais celeridade às respostas.

Licitação e corredores

Um tema bastante discutido pelos vereadores foi a licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju. Elber Batalha (PSB) e Ricardo Marques (Cidadania) questionaram o gestor da SMTT sobre o estágio atual do processo. Renato Telles salientou que a licitação será concluída ainda durante a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

"Assinamos no ano passado um contrato de consultoria com a Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) para garantir um estudo minucioso das diretrizes que serão adotadas na licitação. A partir daí teremos informações sobre de que forma podemos construir uma rede eficiente de transporte, qual o custo de cada usuário e de quanto precisaremos para manter esse sistema em funcionamento. A licitação é uma prioridade deste governo e será concluída até o final do mandato do prefeito".

A situação dos corredores também foi alvo de debates na Câmara. O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), ressaltou que a medida é importante para beneficiar os usuários de transporte coletivo, mas defendeu que as faixas também sejam utilizadas por motoristas de aplicativo e donos de transporte escolar.

Segundo Renato, a implementação dos corredores exclusivos para ônibus reduziu em cerca de 26% o tempo de viagem no transporte coletivo. Ele reforçou que a decisão de criar tais vias reflete a preocupação da gestão municipal de priorizar a coletividade.

A medida, de acordo com ele, também facilitou a situação das ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros que gastam menos tempo para atender as ocorrências. Sobre a possibilidade de utilização dos corredores por parte dos motoristas de aplicativo, ele ressaltou que em nenhuma capital do país essa medida foi colocada em prática.

Cobranças por melhorias

Os vereadores aproveitaram a presença do superintendente da SMTT no Parlamento para fazer cobranças de melhorias nos bairros da capital. Cícero do Santa Maria (Podemos) e Bigode (PSB) solicitaram a melhoria na sinalização da avenida Alexandre Alcino, na Zona de Expansão. Binho (PMN) cobrou a instalação de um ponto de ônibus na avenida Maranhão, próximo ao Almirante Tamandaré. Anderson de Tuca (PDT) questionou a manutenção da faixa exclusiva de ônibus na rua Itabaiana em função da baixa circulação deste tipo de veículo na via.

A sessão também foi marcada por discussões sobre o modelo de mobilidade urbana que está sendo colocada em prática na cidade. O vereador Breno Garibalde (União Brasil) frisou a necessidade de um planejamento que contemple não apenas a criação de faixas exclusivas para o transporte coletivo, mas a criação e manutenção de ciclovias e a melhoria da situação das calçadas.

Sônia Meire (PSOL), por sua vez, destacou que o transporte público no modelo atual tem criado barreiras sociais, seja pelo valor da tarifa, na falta de linhas para atender a população ou pela qualidade dos ônibus. Para ela, é urgente que a SMTT cobre das empresas a melhoria na oferta dos serviços e que invista no planejamento e gestão do sistema de transporte.