Câmara Municipal de Aracaju participa de atividade para redução de acidentes e mortes no trânsito

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 15/05/2024 11h18, última modificação 04/11/2024 17h20
Ação faz parte do “Maio Amarelo”, mês de conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito.
Câmara Municipal de Aracaju participa de atividade para redução de acidentes e mortes no trânsito

Gilton Rosas

 

O Setor de Segurança no Trabalho da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participou de uma ação educativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na manhã desta quarta-feira,15. A iniciativa aconteceu na faixa de pedestres localizada entre as ruas Itaporanga e Itabaiana (próximo à sede da CMA), e teve como intuito informar aos condutores e pedestres sobre os riscos presentes no trânsito.

A ação contou a presença de agentes de trânsito e com o apoio do grupo Cones de Teatro, da SMTT, que com música e panfletagem interagiu com os transeuntes, buscando sensibilizá-los a respeito de atitudes preventivas em relação a acidentes.

 As técnicas de Segurança no Trabalho da CMA, Ana Cristina e Ana Paula, acompanharam a ação dos agentes da SMTT. Segundo Ana Cristina, a ideia da realização da iniciativa surgiu com a participação de um agente do órgão de trânsito da capital na campanha “Abril Verde”, da Casa legislativa, que visou promover a segurança no trabalho na instituição.  

“ No mês passado, foi realizado o Abril Verde ,que contou com uma palestra de um agente da SMTT sobre risco de acidentes de trânsito. Nós do Setor de Segurança no Trabalho focamos nos acidentes de trajeto, que são aqueles que ocorrem com o colaborador no percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Falam muito a respeito dos acidentes no ambiente de trabalho, mas é mais comum do que se pensa a ocorrência de acidentes de trajeto, por isso essa ação, em parceria com a SMTT, abordando pedestres e os servidores da Câmara no sentido de conscientizar”.   

O agente de trânsito da SMTT Renato Santos orientou os pedestres e motoristas na localidade sobre o uso da faixa de pedestre. De acordo o agente, o número de atropelamentos em Aracaju tem crescido nos últimos anos.  

“Essa ação educativa tem como objetivo auxiliar na travessia dos pedestres nessa região e, principalmente, sensibilizar os motoristas a respeito da utilização da faixa de pedestre, temos reforçado isso em toda cidade e hoje aqui nessa região. Nós tivemos uma crescente de óbitos de pedestres no ano passado, foram quase 100 atropelamentos , desses, 16 vieram a óbito. Esse ano, salvo engano, são 6 óbitos de pedestres em toda cidade, por isso esse trabalho de sensibilização com as pessoas em relação ao uso da faixa de pedestre; não só o motorista, mas também o pedestre, a gente percebe que eles, às vezes, têm o comportamento de atravessar fora da faixa".

Frankilin Ferreira, coordenador do grupo Cones de Teatro, da coordenadoria de educação para o trânsito da SMTT, explicou como o grupo teatral desenvolve o trabalho de conscientização para boas práticas no transito.

“O grupo Cones de Teatro surgiu em 2013, o objetivo é levar informação e educar as pessoas. Trabalhamos com a questão lúdica, por meio da música; temos paródias e personagens como Semaforildo, a dona Zebradinha, o Faixonildo , o Senhor Placa. São personagens lúdicos em um teatro voltada para crianças, que utilizamos também no trabalho de educação nas escolas e empresas. O objetivo central das ações de faixa é a conscientização, que as pessoas entendam os direitos. Ninguém precisa sofrer um acidente para saber que isso atrapalha a vida de alguém, seja condutor, passageiro ou pedestre”.