Câmara faz homenagem às mulheres destaques na política Publicado: Quarta, 08 Março 2017 08:27

por Fernanda Sales — publicado 07/03/2017 08h25, última modificação 10/11/2017 16h30
Câmara faz homenagem às mulheres destaques na política    Publicado: Quarta, 08 Março 2017 08:27

Gilton Rosas

No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, para celebrar esta data especial, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) faz uma homenagem às mulheres que vem sendo destaque na política sergipana. Apesar da atuação da mulher na política ainda ser pequena, há mulheres que são destaques e fazem o seu trabalho ser valorizado em meio a tantos homens.

Dentre essas mulheres que fazem a diferença na política sergipana está a vereadora de Aracaju, Kitty Lima (REDE), que foi uma das vereadoras mais votadas do Nordeste e a terceira mais votada nas eleições municipais de Aracaju em 2016, com 4.925 votos. A vereadora afirma que é importante que as mulheres possam se interessar mais por política, pois Aracaju precisa de mulheres que lutem pelos direitos delas. “Assim como a maioria dos brasileiros eu não gostava de política, pois infelizmente, há uma imagem muito ruim da política. Mas eu percebi que era preciso trazer pessoas que fizessem parte da mudança na política, que sabe fazer política sem politicagem, uma política do bem. E foi com esse ideal que eu me senti encorajada para me candidatar à vereadora”, destaca.

Com relação ao Dia da Mulher, Kitty Lima reforça que o dia da mulher é todo dia. “Para mim o dia da mulher é todo dia, pois somos guerreiras, podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, podemos lutar e representar bem em tudo o que queremos realizar na vida seja pessoal ou profissionalmente. Um exemplo disso é o trabalho que está sendo feito por mim e pela vereadora Emília aqui na CMA, pois de 24 vereadores, só nós duas somos mulheres. Então as mulheres precisam perceber que elas têm mais força do que imaginam. Essa Casa Legislativa é aberta para todo público e é interessante que as mulheres participem mais e venham ver que a gente está aqui tentando lutar pelos interesses de todos”, finaliza.

Outra mulher de destaque na política de Aracaju é a vereadora, defensora pública e radialista Emília Corrêa (PEN), que já participou de duas eleições em Aracaju. Segundo a vereadora, a importância da mulher da política é fundamental, principalmente em pleno século XXI, onde existe a Constituição de 1988 que estabelece direitos e obrigações à mulher. “Em todos os setores a mulher tem se mostrado eficiente e na política não é diferente. A questão é que a atuação da mulher na política é muito ínfima e desproporcional e é isso que precisamos estimular, pois no cenário político a mulher faz muita diferença, porque a mulher tem uma grande inteligência sensitiva. Conclamo aos homens políticos que abram esse espaço e facilitem esse trânsito de mulheres na política. Essa realidade não é apenas aqui em Aracaju, pois existem Câmara de Vereadores que nem há presença de mulheres”, afirma.

Emília Corrêa reforça que em janeiro deste ano já protocolou um Projeto de Resolução para criar dentro do Regimento da Câmara de Aracaju uma Comissão Permanente de defesa aos interesses da mulher. “Já protocolei o projeto que ainda será apreciado pelos vereadores da Casa e eu espero que ele seja bem recebido e aprovado porque assim a Câmara terá uma Comissão Permanente voltada aos direitos das mulheres, principalmente em relação à violência contra a mulher”, disse.

A parlamentar finaliza afirmando que a mulher precisa entender que não é fácil e o que faz a mulher ser forte é justamente as dificuldades que ela encontra pela frente. “Em 2012 eu me candidatei à vereadora de Aracaju e por conta na legenda não consegui assumir, mas mesmo assim me senti vitoriosa e nessa última eleição consegui ser eleita e estou assumindo o meu mandato com muita dedicação e esforço para continuar lutando pelos direitos da população. Então nunca podemos desistir, é preciso lutar e persistir sempre”.

Fotos: Gilton Rosas