Câmara define 2022 como ano educacional e cultural Darcy Ribeiro

por Agência Câmara de Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Os parlamentares apreciaram 23 Proposituras, sendo 12 Projetos de Lei, quatro Projetos de Decreto Legislativo e sete Moções
Câmara define 2022 como ano educacional e cultural Darcy Ribeiro

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, nesta terça-feira, 25, em 1ª discussão, o Projeto de Lei (PL) 259/2022, de autoria da vereadora Professora Ângela Melo (PT), que institui o ano de 2022 como o "Ano Educacional e Cultural Darcy Ribeiro", em comemoração ao seu centenário de aniversário.  

Para a autora da propositura, essa é uma homenagem mais do que justa. “O professor Darcy foi um grande intransigente da consolidação do estado democrático no nosso país. Ele faleceu em 1997, mas deixou um legado, não só na parte da Educação, como na construção da visão de uma educação integral, em que  as crianças e jovens pudessem não só usufruir da parte pedagógica, mas de todo o currículo”, ressaltou Professora Ângela Melo.  

Para o vereador Professor Bittencourt (PDT), Darcy Ribeiro é uma das mais importantes figuras intelectuais do País. “Ele é reconhecido por diversas de suas obras e fico muito feliz em poder aprovar esse Projeto e peço a sua subscrição”, destacou.  

O vereador Vinicius Porto (PDT) também parabenizou a iniciativa da homenagem. “Parabenizo a vereadora por essa iniciativa e quero revelar que sempre fui do PFL e depois do Democratas e, agora que mudei de partido, um dos motivos que me fez mudar foi que um dos seus fundadores foi, justamente, Darcy Ribeiro”, revelou.  

Já em 2ª discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 199/2022, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que institui a campanha do agasalho-  “Vamos Aquecer um Coração Aracajuano”. 

Moções  

Entre as Moções aprovadas está a de número 38/2023, de autoria do vereador Professor Bittencourt (PDT), que é uma moção de aplausos ao Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), em alusão às comemorações dos 20 anos de existência da instituição. 

Já de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), o Plenário aprovou a Moção 48/2023, que repudia as declarações apresentadas pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/Se), Jean Rezende, pelas falas de desvalorização ao trabalho da Polícia Militar. 

Da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), a Câmara aprovou a Moção de aplausos 46/2023 ao senhor Jacson Marcondes Batista Santos, suboficial da marinha do Brasil, pelo apoio à Associação Mulheres de Peito, referente à hospedagem da primeira equipe de remo sobrevivente ao câncer de mama, na base naval da Marinha, na cidade de Salvador, Bahia.