Câmara Municipal de Aracaju assina convênio com SSP e passará a oferecer serviços de emissão de documentos

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Inicialmente, os serviços oferecidos serão: emissão de carteira de identidade (RG) e atestado de antecedentes criminais. A previsão de início é em 30 dias.
Câmara Municipal de Aracaju assina convênio com SSP e passará a oferecer serviços de emissão de documentos

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 13, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (Rede), assinou o termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no qual a Câmara terá um posto do Instituto de Identificação para emissão de RG e antecedentes criminais. Estiveram presentes na reunião os vereadores Pastor Diego (PP), Nitinho Vitale (PSD), Sargento Byron (Republicanos) e Cícero do Santa Maria (Podemos), assim como representantes da SSP. 

A Câmara Municipal de Aracaju é a primeira do país a firmar uma parceria como essa. O presidente Ricardo Vasconcelos destacou o orgulho em fazer parte dessa ação. “Hoje é um dia de muita alegria para o povo de Aracaju. Temos a intenção de expandir os serviços para além da emissão da carteira de identidade e antecedentes criminais. Estamos focados em fazer parcerias com outros institutos, pois essa é uma forma de expandir a nossa contribuição para a melhoria da qualidade de vida em Aracaju. Pessoas que não tem condição de pagar a taxa para a realização do serviço terão nesse espaço um local de atendimento.”

O presidente também explicou que 20 servidores da CMA serão treinados para atuar nesses serviços e que toda estrutura física necessária será providenciada. O vereador Pastor Diego ressaltou que essa parceria é essencial. “Vamos iniciar com uma campanha para as crianças, pois recentemente o Ministério da Educação (MEC) passou a exigir para o ano que vem, que a criança tenha o RG para se matricular nas redes de ensino”, ressaltou. Durante a reunião, o vereador Sgt. Byron apontou que essa é uma ação que “pode servir de inspiração para outros municípios no estado”. 

Jenilson Gomes, que é diretor do Instituto de Identificação em Sergipe, destacou a importância dessa parceria para aproximar esses serviços da população aracajuana. “Nossa previsão é realizarmos 4 mil atendimentos ao mês. Vamos atender desde as pessoas mais carentes, assim como ampliar para outras camadas da sociedade”, completou. 

A previsão do início das atividades, segundo o presidente da CMA, é daqui 30 dias.