Câmara de Aracaju aprova notificação compulsória em casos de maus-tratos contra animais

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Parlamentares também analisaram outros 33 Projetos de Lei (PLs)
Câmara de Aracaju aprova notificação compulsória em casos de maus-tratos contra animais

Foto: Gilton Rosas

Na primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) deste ano, realizada nesta terça-feira, 7, os parlamentares aprovaram, em 2ª discussão, o Projeto de Lei 264/2021, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que determina a notificação compulsória em casos de suspeitas de maus-tratos contra animais no município de Aracaju. A propositura foi aprovada por unanimidade.

Outro projeto analisado e aprovado em 2ª discussão foi o  27/2021, de autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), que dispõe sobre a obrigatoriedade de informar quanto à presença de açúcares refinados, lactose, glúten e proteína animal e seus derivados, nos alimentos preparados e servidos nos restaurantes, bares, lanchonetes e afins em Aracaju.

O autor da propositura ressaltou a importância da presença dessas informações. “Isso porque é crescente a quantidade de pessoas intolerantes e isso não está sendo informado nos cardápios, que devem ter essa informação desse conteúdo.  Fizemos uma discussão com o pessoal da associação de bares e restaurantes e explicamos essa necessidade”, disse.

Também, em 2ª discussão, foi aprovado o PL 88/2022, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exames, avaliação, identificação e rastreamento para diagnóstico precoce do autismo na rede pública de saúde e educação de Aracaju.

Em 1ª discussão, os parlamentares analisaram 26 proposituras, sendo 21 aprovadas, três adiadas por sete dias, uma por 15 dias e uma retirada de pauta. Entre as matérias aprovadas está o PL 283/2021, de autoria do 1º secretário, Eduardo Lima (Republicanos), que dispõe sobre a criação da Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Sexualização Precoce de Crianças e Adolescentes, a chamada erotização infantil.

Na 2ª discussão, além dos já citados, os vereadores iriam analisar o PL 282/2021, de autoria do vice-presidente da Casa, Fabiano Oliveira (PP), que dispõe sobre a proibição da comercialização da linha cerol. No entanto, o autor solicitou a retirada da matéria.

Em Redação Final, foram analisados quatro PLs, entre eles o 26/2022, de autoria do vereador Paquito de Todos (Solidariedade), que institui, no município de Aracaju, o “Dia do Futebol Amador”. Todas as proposituras foram à sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).