Câmara de Aracaju adere à campanha Destinar 2021

por Danilo Cardoso — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h09
Câmara de Aracaju adere à campanha Destinar 2021

Foto: Ascom CMA

 Com o objetivo de mobilizar a população para que destine até 6% do Imposto de Renda, tanto pessoa física e como jurídica, para fundos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos, parlamentares que integram a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju aderiram na tarde desta quinta-feira, 25, a Campanha Destinar 2021, idealizada pela Receita Federal.

A reunião virtual contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD); o vice-presidente, Vinicius Porto (PDT); do 1º secretário Fabiano Oliveira (PP); 2º secretário Sgt. Byron (Republicanos); 3º secretário Joaquim do Janelinha (PROS), além da vice-governadora, Eliane Aquino (PT); da secretária Municipal de Assistência Social, Simone Santana Passos; do delegado da Receita Federal, Marlton Caldas.

De acordo com as informações apresentadas pela Receita Federal, todas as pessoas, sendo física ou jurídica, podem destinar até 6% da restituição, tanto no imposto a pagar como a receber. Os recursos devem ser divididos entre 3% para os Fundos de Direitos das Crianças e dos Adolescentes e outros 3% para os Fundos dos Direitos dos Idosos. O período de declaração do IR encerra no dia 30 de abril.

O presidente Nitinho declarou sua felicidade e ao mesmo tempo a surpresa por não conhecer a campanha. “Quero convidar Marlton para participar de uma Sessão e esclarecer a todos os vereadores e telespectadores da nossa TV Câmara Aracaju sobre a campanha. Devemos ampliar e se possível distribuir panfletos nos shoppings. Vou mobilizar meus amigos e familiares, além de colocar minhas redes sociais a disposição”.

Iniciando a apresentação, a vice-governadora Eliane Aquino declarou que este é um trabalho de mudança de cultura. “Sergipe possui um potencial enorme de arrecadação. Preciso da Câmara de Vereadores para somar a luta e divulgar entre os funcionários, coloque nas redes sociais. São várias instituições que estão fechando as portas devido à falta de investimento. Pedimos o apoio de todos e engajamento. O grande mal é a falta de informação”.

O delegado da Receita Federal em Sergipe apresentou os dados da campanha. “No Brasil inteiro temos feito parceria, tanto com pessoa física como pessoa jurídica, para destinar parte do seu Imposto de Renda. Esta campanha é totalmente apartidária. Conseguimos subir ano a ano, saindo de pouco mais de 200 mil em 2018 para mais de 700 mil reais em 2020”, ponderou Marlton Caldas.

Vereadores

Fabiano Oliveira citou a frase do saudoso Chacrinha. “Quem não se comunica se trumbica. A grande sacada desta campanha é a comunicação e mostrar para a população que não vai onerar o bolso de ninguém, nem mexer no orçamento familiar. O dinheiro irar para projetos significantes que levam qualidade de vida para pessoas vulneráveis. Estou a inteira disposição”.

O vereador Sargento Byron, criador do projeto social Estrelas do Mar, as instituições também devem estar dentro do marco regulatório do terceiro setor. “Este estímulo a população é o mais importante, mostrando a facilidade de doar. Agora, não adianta as instituições terem acesso a estes recursos mais não tem conhecimento de como usar e participar dos editais. Devemos também capacitar as instituições”, frisou.

Vinicius Porto parabenizou o delegado da Receita Federal pela iniciativa. “Este projeto precisa ser encabeçado por pessoas que tenham credibilidade, como Dr. Marlton. Quero saber como é feita a destinação dos recursos para divulgar em minhas redes sociais e compartilhar no WhatsApp com todos os amigos. Agradeço a oportunidade de participar deste debate”.