Câmara aprova projeto para agraciar atletas amadores da Capital
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, nesta quinta-feira, 18, o Projeto de Lei (PL) 187/2022, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), que dispõe sobre a criação, no âmbito do município de Aracaju, do Programa “Milhas para o Esporte Amador”. O texto foi aprovado em 1ª discussão.
De acordo com o autor da propositura, a ideia é criar um banco de milhas adquiridas quando servidores municipais, a serviço do órgão, usam o transporte aéreo. “O projeto é com o foco de tentar viabilizar que atletas amadores, ou de alta rendimento, tenham a possibilidade de ter custeado, pelo serviço público, as passagens para deslocação para a disputa de campeonatos”, afirmou Sargento Byron.
A vereadora Emília Corrêa (Patriota) parabenizou a iniciativa e destacou a importância do projeto. “Projeto muito importante porque nossos atletas, muitas vezes, precisam recorrer a vaquinhas nas redes sociais para tentarem custear essas passagens”, destacou. Opinião também compartilhada pelo vereador Fábio Meireles (PSC). “Quero solicitar a subscrição, porque esse projeto é maravilhoso e vai atender a atletas que, porventura, precisem viajar”, disse.
Também em 1ª discussão, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 284/2022, de autoria do vereador Professor Bittencourt (PDT), que institui 2023 como o ano cultural Maria Thetis Nunes da cidade de Aracaju.
De acordo com o autor da propositura, essa é uma forma de reconhecer o legado de uma das pessoas mais importantes para a educação brasileira. “Este ano comemora o centenário da professora Maria Thetis Nunes, que se viva estivesse, completaria 100 anos no dia 6 de janeiro e ela é uma das figuras mais importantes da história literária e teve uma vida profissional com muito destaque, inclusive internacionalmente”, destacou Professor Bittencourt.
Outra propositura aprovada em 1ª discussão foi o Projeto de Lei (PL) 234/2022, de autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), que garante o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal da Educação de Aracaju.
De autoria do vereador Joaquim da Janelinha (Solidariedade), o Plenário aprovou, em 1ª discussão, o PL 276/2022, que institui o Dia do Biomédico e inclui no calendário das comemorações oficiais do município de Aracaju.