Câmara aprova PL que inclui o bloco “Descidão dos Quilombolas” no Calendário Cultural e Festivo de Aracaju

por Priscila Viana, da Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Câmara aprova PL que inclui o bloco “Descidão dos Quilombolas” no Calendário Cultural e Festivo de Aracaju

Foto: Gilton Andrade

O bloco “Descidão dos Quilombolas” agora faz parte do Calendário Cultural e Festivo do município de Aracaju. A inserção foi aprovada em primeira votação pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça, 06, através do Projeto de Lei 47/2023, de autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL). 

De acordo com a vereadora Sonia Meire, Projetos de Lei que reconhecem os grupos culturais como partes integrantes do Calendário Cultural e Festivo de Aracaju são essenciais para fortalecer a cultura local e os grupos que lutam pela valorização cultural. 

“O PL 47/2023 é um dos primeiros que apresentamos nesta casa, por entender a importância do Descidão dos Quilombolas enquanto manifestação cultural em Aracaju. Além disso, é um grupo que tem legitimidade junto à comunidade que se localiza ali nos arredores da rua Geruzinho, desenvolve projetos voltados à formação de crianças e adolescentes na comunidade, que é formada majoritariamente pela população negra e que, a partir do seu trabalho, também contribui para mudar a realidade local”, defendeu Sonia Meire. 

Para Claudemir Santos, integrante do Descidão dos Quilombolas, a aprovação representa uma vitória para toda a cidade de Aracaju. “Essa nova lei aprovada vem fortalecer o grupo, nos dar suporte logístico e financeiro para os nossos projetos e eventos. Agora, ficamos mais amparados e teremos mais respaldo na nossa atuação, pois já são oito anos na resistência cultural. Agradecemos imensamente à vereadora Sonia Meire em nome do Descidão dos Quilombolas, e a todos que votaram favoráveis ao projeto”, afirmou Claudemir. 

O PL 47/2023 foi aprovado em primeira votação e após segunda votação e a fase de redação final, o PL segue para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.