Câmara aprova o Forró Caju como Patrimônio Cultural de Aracaju
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, em Redação Final, o Projeto de Lei 159/2017, de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), que declara o Forró Caju como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade de Aracaju. O Projeto aprovado segue, agora, para a sanção do Prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).
Iran Barbosa lembra que o Forró Caju se consolidou, dentro do Calendário Junino, como uma das maiores festas de Sergipe e do Brasil, e sua classificação como Patrimônio Cultural Imaterial está em consonância com o que estabelece o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Quero agradecer aos colegas parlamentares que votaram pela aprovação deste Projeto. É um reconhecimento da importância do Forró Caju como um evento de massas e de forte significado para o povo aracajuano e reforça ainda mais o seu caráter de espaço de identidade cultural da nossa gente que precisa ser valorizado e agora, mais do que nunca, preservado. Neste sentido, aponta, também, para a necessidade de o Poder Público se preparar, todos anos, e de forma antecipada, para que o evento se realize, evitando surpresas como a que tivemos este ano e que lamentamos muito”, explicou o parlamentar, referindo-se ao cancelamento da festa por parte da Administração Municipal, sob alegação de falta de recursos.
Iran destaca, ainda, que o Forró Caju, para além de uma festa que reforça a identidade nordestina e aracajuana, é um evento que atrai um imenso público, de todos os cantos da cidade, do estado e do país, e que, portanto, é de suma importância, também, para a economia local, pelo volume de negócios que movimenta nos setores comercial, de serviços e hoteleiro. “É uma festa que movimenta a cidade, movimenta a economia e é parte viva da nossa gente. Através dela, a riqueza das tradições culturais de Aracaju é apresentada aos brasileiros em todas as suas formas. O Forró Caju é uma festa que orgulha os aracajuanos e merece o reconhecimento como Patrimônio Cultural da nossa cidade”, afirmou Iran Barbosa.