Câmara aprova campanha de combate ao câncer de cabeça e pescoço

por Agência Câmara de Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Ao todo, os parlamentares apreciaram 18 proposituras, sendo 13 projetos de lei, um Projeto de Resolução, três Requerimentos e uma Moção
Câmara aprova campanha de combate ao câncer de cabeça e pescoço

Foto: China Tom

A preocupação com a saúde do aracajuano voltou a ser terma na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que aprovou, nesta terça-feira, 2, o Projeto de Lei 205/2022, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos (PSD), que institui a campanha municipal de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço, denominada “Julho Verde”. A matéria foi aprovada em 2ª discussão por unanimidade.  

Para o autor da propositura, essa é mais uma forma de chamar a atenção para a importância da prevenção. “Quando um câncer é descoberto no início, as chances de cura são altíssimas, por isso precisamos estar atentos à necessidade de se fazer a prevenção, para que possamos identificar a doença no início”, destacou.   

Em Redação Final, o Plenário apreciou o Projeto de Resolução 4/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar Católica. O Texto foi encaminhado para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).  

Em 2ª discussão, os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 204/2022, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos (PSD), que dispõe sobre a campanha de identificação biométrica da planta dos pés e mãos dos recém-nascidos, no município de Aracaju. 

De autoria do vereador Isac (PDT), também foi aprovado, em 1ª discussão, o PL 8/2023, que reconhece de utilidade pública a Associação Comunitária Imprensa FM. 

Moção   

Ainda durante a votação da pauta, os parlamentares aprovaram a moção de apelo 43/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), ao prefeito de Aracaju, Edvaldo nogueira (PDT), para iniciar o processo de revitalização do centro de Aracaju, em especial da área comercial.