Câmara adere ao “Setembro Verde”
Desde o início deste mês, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) modificou a iluminação do prédio da Sede para verde, aderindo, assim, à campanha “Setembro Verde”. A ação anual serve para conscientizar a importância da doação de órgãos.
“A nova iluminação faz parte das estratégias de pautas positivas, desenvolvidas pela atual gestão como forma de apoio às causas sociais inerentes à nossa sociedade aracajuana, bem como das cidades e estados circunvizinhos”, informou a Superintendente- Executiva da CMA, Josy Aguiar.
Nesse sentido, objetiva-se chamar atenção da sociedade, a fim de que possa colaborar com as causas temáticas. Com isso, pretende-se que, a cada mês, a iluminação esteja de acordo com o tema que nele é celebrado, seja a nível estadual ou a nível nacional.
Doação de órgãos
O Dia Nacional do Doador de Órgãos é comemorado no dia 27 de setembro e foi instituído pela Lei Nacional nº 11.584, de 28 de novembro de 2007. A campanha é essencial para a conscientização da população sergipana sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, visto que o transplante só ocorre através dessa conscientização.
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente, por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.
Como ser um doador?
Para ser um doador, é necessário ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado previamente por um médico para a realização de exames. A legislação em vigor determina que a família seja a responsável pela decisão final, não sendo levada em consideração a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade.
A doação de órgãos ocorre de duas formas: com o doador vivo, que concordará com a doação de parte do fígado, um dos rins, da medula óssea ou do pulmão; ou falecido, diagnosticado com morte encefálica irreversível.