Cabo Didi destaca radares reprovados em Aracaju e enfatiza PL que visa proibir multa por videomonitoramento

por Fernanda Sales — publicado 09/10/2019 12h00, última modificação 09/10/2019 12h00

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cabo Didi (Sem Partido) ocupou a Tribuna no Grande Expediente na manhã desta quarta-feira, 9, para falar sobre os laudos das fiscalizações de radares em Aracaju, realizados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), o qual divulgou que três radares da Capital foram reprovados. Sobre o assunto, o parlamentar enfatiza que protocolou um Projeto de Lei nesta Casa Parlamentar, para ser discutido e aprovado entre os parlamentares.

De acordo com o vereador, o seu PL visa proibir as multas dos condutores por videomonitoramento. “Este projeto ainda entrará em pauta e espero que os senhores possam ajudar aprovando o PL para evitar essas injustiças. Nosso objetivo não é proibir todos os tipos de multas, mas as multas por videomonitoramento, que geram muitas falhas”, destacou.

Apartes

Em aparte, Zezinho do Bugio (PTB) ressaltou o seu projeto para que seja reduzido o horário de permissão para o avanço do sinal. “Atualmente só pode avançar o sinal das 23h até às 5h da manhã. Minha proposta é que possa avançar a partir das 22h, dentro da velocidade permitida, pois tem lugares que não passa nenhum veículo esses horários e ficar tarde da noite em um sinal fechado corre risco de assalto”, afirmou.

Já a vereadora Emília Corrêa (Patriota) e o líder da oposição, Lucas Aribé (PSB), enfatizaram a importância deste projeto. “Esse tema é essencial. As multas foram feitas de forma irresponsável, sem monitoramento, sem fiscalização. Essa é uma questão absurda, o responsável por essa falha tem que responder por isso, não é o povo que tem que pagar por multas que não cometeram a infração, a população já paga por IPTU, IPVA e é um absurdo essa situação”, ressaltou Emília.

Também em aparte, o vereador Cabo Amintas (PTB), cobrou que a empresa responsável pelos radares seja investigada. “É preciso verificar qual a empresa que toma conta desses radares. Recentemente, foi divulgada no Fantástico sobre a Máfia das Multas. Quem sabe não é necessária uma CPI ou o Ministério Público investigar essa situação? Quem sabe esse esquema pode ser maior do que se imagina”, questionou.

O parlamentar Dr. Manuel Marcos falou que muitas vezes, as quantidades de pardais nas rodovias são imensas e impacta no trânsito. “Alguns redutores de velocidade não são pensados para proteger vidas e evitar acidentes, mas infelizmente são usados para lucrar com as multas”. Américo de Deus (Rede) destacou seu apoio ao Projeto de Lei e reforçou sua preocupação com os motoristas, que já gastam altos custos de combustíveis e ainda estão sujeitos a receberem multas indevidas.

Elber Batalha (PSB) destacou que o controle de velocidade diz respeito a segurança das pessoas. “Radar é algo necessário, sobretudo a noite, pois infelizmente algumas pessoas bebem, mesmo sabendo que não é permitido. Mas parabenizo o vereador pelo projeto”.

Cobranças ao Governo

Ao final do seu discurso, Cabo Didi exibiu imagens da situação do Ginásio Constâncio Vieira. “O Governo Federal, através da Caixa Econômica, vai reformar só o piso. E o restante? Não vai ter contrapartida do Governo do Estado para a reforma? Como vamos tirar os jovens da criminalidade e das drogas com o ginásio nessa situação?”, indagou o vereador, que também cobrou melhorias da quadra de esportes em uma escola do Conjunto Santa Tereza.

Cabo Didi também parabenizou o governador Belivaldo Chagas pela convocação dos 70 primeiros aprovados no concurso para o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.