Cabo Amintas descobre mais uma mentira de Edvaldo Nogueira: os semáforos inteligentes
Na manhã desta terça-feira, 15, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar, mais uma vez, sobre a implantação das ciclofaixas nas Avenidas Francisco Porto e Nova Saneamento.
Amintas mostrou vídeo da entrevista feita por ele no programa "Nas Ruas" ao engenheiro de tráfego, Nelson Felipe. O engenheiro explicou que a ciclofaixa, como está projetada, não deve ser implementada nessas avenidas.
"Não faria uma ciclofaixa como foi projetada nessas avenidas. Os motivos são simples, temos no Código Brasileiro de Trânsito quatro tipos de vias. [...] Pode-se colocar ciclofaixa nas vias arteriais, desde que não crie risco para a vida do ciclista. Sou a favor dos ciclistas e Aracaju é uma cidade plana, o que favorece o ciclismo. Nesse caso específico, devemos lembrar que onde colocaram as ciclofaixas, no bordo da via, passam ônibus, tem garagens, edifícios, supermercados, farmácias, entradas para a direita, ou seja, como o ciclista vai andar com segurança no local que tem tantos obstáculos? Até os carros não vão poder parar no acostamento, pois é proibido. [...] É preciso colocar técnicos nos lugares que exigem técnica, pessoas que tenham um mínimo de conhecimento para não fazer bobagem. Aracaju precisa de algo que contribua para a melhoria do tráfego da cidade, a mobilidade urbana não existe aqui", afirmou Nelson.
O canteiro central de uma avenida precisa ter no mínimo 1,5 metros para fazer a ciclofaixa de cada lado, segundo informações do engenheiro especialista. Amintas fez a medição da pista e do canteiro da Avenida Francisco Porto, tem 5,5 metros e com apenas 4,9 metros foi feita a ciclofaixa da Avenida Tancredo Neves.
Outro tema abordado na entrevista foram os semáforos inteligentes. Nelson Felipe discutiu sobre o assunto. "Em relação ao trânsito, a cidade está abandonada. Os semáforos inteligentes que foi projeto nosso demorou dois anos para serem instalados, custaram 15 milhões de reais. Deixamos o dinheiro empenhado para pagar e não estão funcionando, foram mal instalados ou estão encobertos, isso que gera acidentes", comentou.
Para concluir, Amintas descobriu mais uma mentira do prefeito Edvaldo Nogueira, nas propagandas dos semáforos inteligentes. "O semáforo inteligente não é um projeto, nunca foi e não tem nada a ver com essa gestão. É mais uma mentira de Edvaldo Nogueira, os R$ 15 milhões já estavam aí para pagar e instalar os semáforos. Lamentavelmente, o prefeito Edvaldo está usando isso para fazer política, disse indignado.